
Ativistas detidos perto do aeroporto informados de que foi aberta investigação
Vai existir "um inquérito para se perceber" o que aconteceu no domingo junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Vai existir "um inquérito para se perceber" o que aconteceu no domingo junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Cerca de 50 ativistas climáticos manifestaram-se junto ao aeroporto de Lisboa num protesto para criar "disrupção da hora de pico dos voos".
Jovens tencionavam entrar dentro do edifício mas foram bloqueados pela polícia.
Nova corrente interna identitária do partido conta com Luís Graça, ex-dirigente do Chega com passado ligado à extrema-direita.
Imitam movimentos estrangeiros, têm treino para o caso de serem detidos e apoio jurídico, começaram com ações pacíficas mas radicalizaram-se. Entregaram a Matos Fernandes um panfleto em que o ameaçavam de morte. Dão palco aos jovens, mas há adultos na sombra.
Grupo Missão Escola Pública vai fazer manifestações nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, no dia 22 de abril às 18h. "Vamos mostrar aos turistas que Portugal é um país muito rico, muito visitado, mas tem uma escola pública muito maltratada", diz à SÁBADO Rui Foles, um dos organizadores do protesto.
Os jovens detidos por ocupar a FLUL é que dão a cara pela causa, mas por detrás está uma complexa estrutura com ligações políticas, a outros ativistas e aos defensores legais – e esses preferem ficar na sombra.
O aumento do preço dos combustíveis fez crescer o número de utilizadores de apps de carpooling, onde os condutores vendem lugares de passageiros. A SÁBADO tentou fazer o mesmo – sem grande êxito.
Houve acusações de racismo, desobediência do genro de um Conselheiro de Estado e manifestantes algemados. Reportagem sobre como a Climáximo entrou na refinaria da Galp.
No bloqueio de ativistas da Climáximo à entrada da refinaria da Galp, cerca de dez manifestantes violaram as barreiras para ir falar com trabalhadores. A GNR identificou um homem, conhecido no meio ativista e sindicalista. "Foi tudo tranquilo", disse à SÁBADO.
De acordo com a queixa apresentada no Ministério Público, agentes da PSP terão forçado as mulheres a despirem-se. Polícia desmente as acusações.
PSP deteve cerca de 30 manifestantes que cortaram o trânsito este sábado, 22 de maio. Protesto deu lugar a uma vigília noturna à frente da esquadra 34, nos Olivais. Todos os detidos foram já libertados.
Protesto contra o crescimento da aviação reivindica uma aposta na ferrovia e uma transição justa para os trabalhadores. Está marcado para sábado, às 16h. Um dos organizadores explica à SÁBADO o que vai acontecer.
Intervenção vai implicar o "corte total da circulação entre a saída para a Rua da Venezuela e a entrada da Avenida General Correia Barreto".
A circulação vai estar interrompida no viaduto sobre a Rotunda do Relógio da Avenida Marechal Gomes da Costa, Lisboa, durante a noite nos dias úteis e aos fins de semana, a partir de segunda-feira e até ao fim do ano.
Câmara de Lisboa adianta que o trânsito na Segunda Circular vai ser cortado a partir das entradas da Rotunda do Relógio e da Alta de Lisboa para a retirada de um pórtico informativo.