
Comer bem e saudável: oito restaurantes para recuperar dos excessos
Com o início de um novo ano, os excessos do passado dão lugar à vontade de mudança também na alimentação. Para ficar em pleno de corpo e mente, recomece por estas oito propostas.
Com o início de um novo ano, os excessos do passado dão lugar à vontade de mudança também na alimentação. Para ficar em pleno de corpo e mente, recomece por estas oito propostas.
A programação do teatro lisboeta para os primeiros três meses do próximo ano foi desvendada esta quinta-feira. E não falta comida.
Doces e crianças são indissociáveis, mas há que romper esse elo porque os primeiros fazem mal às paredes do intestino. O médico explica os perigos no seu novo livro, o 15.º do currículo, prefaciado por Cristiano Ronaldo. O lançamento acontece na próxima terça-feira (3 de dezembro), na livraria Buchholz, em Lisboa.
Se a pessoa conscientemente decide ganhar e ter saúde, ou mais saúde, inconscientemente vai adotar um determinado tipo de estilo de vida. Quando o consciente toma a decisão, o subconsciente faz a provisão.
Especialistas indicam o plano alimentar ideal para cada fase da vida e os benefícios de centenas de alimentos. O atum preserva a memória na velhice, o gengibre baixa a tensão nos adultos, o marisco protege o sistema imunitário na meia-idade e os laticínios previnem a osteoporose logo na adolescência.
No Dia Mundial do Coração, vale a pena esclarecer dúvidas, desfazer mitos e, sobretudo, destacar a importância vital da água para este órgão, o motor da vida humana.
O Dia Mundial da Criança coincide com o Dia Mundial do Leite, instituído pela ONU há 22 anos para assinalar a importância do leite como alimento global. Um alimento completo e "essencial" garantem um nutricionista e uma pediatra especialista em nutrição, ouvidos pela SÁBADO.
Isto significa que "se cada pessoa no planeta vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade exigiria cerca de 2,9 planetas para sustentar as suas necessidades de recursos".
Os triliões de micro-organismos que habitam no intestino são diferentes entre gordos e magros. Nos obesos, enviam sinais ao cérebro a indicar que é necessário comer mais
Investigadores da Universidade de Coimbra concluiram que consumo de pescada pode ter efeitos adversos para a saúde, devido aos níveis elevados de mercúrio detetados neste alimento.
Os portugueses consumiram todos os recursos que permitiriam viver de forma sustentável este ano e, por isso, Portugal está, a partir de agora, em "crédito ambiental".
Vou apenas perguntar a razão pela qual a DGS não intervém (ainda mais) junto da indústria alimentar e dos supermercados, no sentido da alteração da oferta de alimentos processados que inundam as prateleiras?
As chamadas dietas da moda dão uma falsa perceção de que se está a comer bem e a ganhar saúde. Na verdade, são tão restritivas que o corpo entra em desequilíbrio e pode haver várias consequências: compulsões, intolerâncias a alimentos, perturbações do sono e défice de atenção e até má nutrição e osteoporose.
A SÁBADO tentou consumir apenas produtos em que o País produz o suficiente para as necessidades da população. Mas sem os cereais, a carne e o peixe, seria difícil sobreviver
Não só para a covid-19, mas também para outras doenças fatais. Para a Organização Mundial da Saúde, a obesidade atingiu proporções de epidemia global.
O guia alimentar (Roda dos Alimentos) para a população portuguesa foi desenvolvido em 2003 e precisa de ser revisto, segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.