Sábado – Pense por si

A veterinária Sofia Aparício trata da recolha de sangue do gato Dex e conta com a ajuda de Raquel Fialho
Mónica Baltazar

O sangue dos animais pode salvar vidas

As dádivas já trataram milhares de cães e gatos este ano. O processo é gratuito e realizado em todo o País. Contudo, aproxima-se uma época em que as reservas escasseiam

Raquel Lito

As redes criminosas para furto de cães em Portugal

Fazem fortunas a vendê-los (a mais de €2.000 cada), mas também os usam para a captura ilegal do ouriço-cacheiro. Muitos morrem, outros apanham sarna e carraças. A GNR registou 59 crimes deste tipo, desde o início de 2025 até 26 de maio – a incidência é maior nos distritos de Lisboa e de Beja.

Raquel Lito

Conhece os maridos remotos?

Eles ficam em teletrabalho e elas saem para o escritório. As tarefas domésticas são repartidas, mas também há novos desafios. Quatro casais partilham as suas experiências à SÁBADO.

Susana Lúcio

Bulldogues franceses. Tão fofos, mas tão doentes

Os buldogues franceses destronaram os labradores retriever na preferência dos norte-americanos e britânicos. Mas os cães com cara de bebé são também a raça que menos anos vive.

Raquel Lito

Duquesa de Cadaval mostra a Madeira de Sissi

Viajámos até ao século XIX, quando a mulher mais elegante da realeza europeia se refugiou na ilha do Atlântico. A autora do novo romance histórico foi a nossa guia. Veja os vídeos.

Susana Lúcio

Viver com cães e gatos faz mesmo bem à saúde

Ter um cão ou um gato reduz o cortisol, a hormona libertada em momentos de stresse, e pode aumentar três vezes a oxitocina, a hormona do amor. Também faz descer o risco de doenças cardiovasculares, incluindo os AVC. Nos idosos trava o declínio cognitivo e nas crianças e adolescentes combate a hiperatividade.

Sónia Bento

Não parece, mas Letizia não suporta animais

Ao contrário da sogra, D. Sofia, que nunca dispensou a companhia canina, a rainha de Espanha proíbe os cães de entrarem em casa. Por causa disso, quando se casou, o rei Felipe teve de se desfazer do inseparável Pushkin.

João Carlos Barradas

Como funciona a mente de Vladimir Putin

Para Putin, o poder é indiviso e define-se pela imposição da nossa vontade a outrem, na versão leninista que herdou do sovietismo e de uma longa tradição autocrática. A língua russa é o povo russo e um só povo tem um só estado e um só líder – ele próprio.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)