Sábado – Pense por si

Ana Leal

Repórter SÁBADO. Um pesadelo em Marrocos

Parecia uma viagem de sonho mas era um logro. Mais de 160 turistas portugueses acusam Agência Abreu de ocultar falta de condições de um resort em Al Hoceima.

Tiago Carrasco

1973: As últimas badaladas do regime

Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.

Marco Alves

Como a "sobrinha" de José Sá Fernandes foi contratada pela CML

Foram três avenças para a enteada de Ricardo Sá Fernandes (total de €46.500) para projeto gerido pelo irmão vereador. SÁBADO conta ainda como um podcast de 24 episódios comprado pela CML em 2020 foi reutilizado por Sá Fernandes em 2022, já fora do cargo. Terá havido um despacho de autorização em 2021, mas ninguém o encontra. Sá Fernandes defende legalidade de todos os procedimentos.

Lucília Galha

Sabe como identificar um snobe?

É uma tribo discreta e esquiva e não se confunde com os espalhafatosos do jet set, nem com os betos. Rita Ferro traça o retrato deste grupo social através do seu vocabulário, usos e costumes.

Um perdedor

O alcoolismo é simultaneamente o palco e o produto de uma guerra civil psicológica que se instala dentro do ser humano. Nasce e alimenta-se de factores e transformações sociais.

Tiago Carrasco

A SÁBADO em Munique: A arena dos nossos pesadelos

Munique é uma cidade que funciona: os testes covid são gratuitos e marcados com uma hora de antecedência, pode dormir-se sem ruído no centro da cidade e há festas à beira-rio. Mas o Allianz Arena não quer nada com os portugueses.

Tirem-me da garagem!

Notícias de grande interesse antropológico, como a polémica gerada pela estátua de um antigo bispo de Braga a segurar um báculo (bastão) com formas que lembram um pénis, mostram-nos um país ignorado, a que os comentadores e cronistas negam qualquer significado ou grandeza.

maradona 1986
Carlos Torres

Maradona: 60 anos, 60 histórias (e muitas polémicas)

Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira, dia 25 de novembro, aos 60 anos. Levou a Argentina às costas até à vitória no Mundial 86, fez do Nápoles campeão italiano e coleccionou polémicas.

Efeito Macbeth

Para quem acha que foram o nosso desrespeito pela natureza e o nosso desprezo pelos animais que causaram esta pandemia, aqui está outra explicação para a nossa actual ânsia de asseio

Berardo e o final da Guerra dos Tronos

É, portanto, antigo este sentimento de que os tipos que escrevem o argumento da História deviam ser despedidos. E os que fazem o casting. E, já agora, o catering também. Salva-se o guarda-roupa, que nisso as SS eram impecáveis.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)