Memórias do fim do PREC
Tinha acabado de entrar na Faculdade de Direito de Lisboa, e corria o chamado “Processo Revolucionário em curso”. Testemunhei o 25 de Novembro, a cada minuto, na rua e nos transportes públicos.
Tinha acabado de entrar na Faculdade de Direito de Lisboa, e corria o chamado “Processo Revolucionário em curso”. Testemunhei o 25 de Novembro, a cada minuto, na rua e nos transportes públicos.
O "militar encontra-se estável, após intervenção no Hospital Amadora-Sintra".
Um militar está internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, há uma semana devido a golpe de calor. Participava num curso de Comandos.
Estado-Maior do Exército ordenou a interrupção do 138.º Curso de Comandos até ao apuramento do processo de averiguações daquela formação. Dois militares foram hospitalizados, um teve de ser sujeito a um transplante hepático.
Foi o mais condecorado militar português, lutou durante toda a Guerra Colonial. Quando morreu, nasceu outra guerra, pela narrativa sobre quem foi e o que representa. Um novo livro de Nuno Gonçalo Poças, de que a SÁBADO faz a pré-publicação, ajuda a percebê-lo: à sua coragem e aos seus abusos.
Juiz de instrução criminal defendeu o uso de escutas na Operação Miríade e acredita que militares arguidos agiram à margem das instituições, não tendo sido "conspurcadas" por este processo.
Os investigadores do Porto foram convocados numa sexta-feira para se apresentarem em Lisboa na segunda-feira seguinte para participarem nas buscas aos Comandos. A maioria recusou. O diretor nacional teve que intervir. O presidente do sindicato denunciou a situação numa carta interna
O incidente, que está a ser investigado pelas autoridades portuguesas, acontece num momento de extrema tensão entre as autoridades de Bangui e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana.
O Ministério Público sustenta que Paulo Nazaré seria um líder de um grupo que se dedicou a contrabandear diamantes, burlas informáticas e branqueamento de capitais. Porém, o preço das pedras apreendidas até não é elevado e a rede era tudo menos organizada.
"Não afeta a nossa imagem internacional. Se as autoridades judiciais entendem que há indícios que exigem investigações, essas investigações devem ser feitas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Procuradora Isabel Lima pediu a condenação mais pesada para o instrutor Ricardo Rodrigues, que terá colocado terra na boca do instruendo Hugo Abreu durante a "prova zero" dos Comandos, a 4 de setembro de 2016, numa altura em que este já se encontrava "muito desgastado fisicamente" pela dureza da prova.
O processo é sobre os acontecimentos ocorridos durante a primeira prova do 127.º curso de Comandos em que morreram os recrutas Dylan da Silva e Hugo Abreu.
Neste novo processo, os quatro militares estão acusados de 14 crimes de abusos de autoridade por ofensas à integridade física.
Buscas sem mandados, colocar os reclusos em isolamento durante meses, sem direito a advogados ou visitas. Relatório digitalizado pela Presidência da República revela abusos e injustiças do Copcon.
Marcelino da Mata morreu no Hospital Amadora-Sintra, aos 80 anos, vítima de covid-19, e o funeral realizou-se no cemitério de Queluz.
Citando o seu lema, "a sorte protege os audazes", o chefe de Estado considerou que "assim tem sido a história dos comandos", acrescentando: "Audazes, sempre".