Um militar está internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, há uma semana devido a golpe de calor. Participava num curso de Comandos.
Um militar dos Comandos está internado em coma induzido há uma semana no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na sequência de um golpe de calor. Curso de Comandos foi temporariamente interrompido, mas já foi retomado.
Lusa
Segundo a RTP, o militar foi internado a 12 de junho, tendo-se sentido mal na sequência de exercícios durante um curso de Comandos. Está em coma induzido.
Em comunicado, o Exército explicava que o instruendo do 139.º Curso de Comandos - que se iniciou com 52 pessoas e conta atualmente, ao fim de 11 semanas, com 22 - teve de ser assistido durante um exercício a 12 de junho.
"Durante a execução da instrução de marcha-corrida, com a distância de 15 quilómetros, com carga de 5 quilos, no quilómetro 14, foi assistido um militar de sexo masculino pela equipa médica militar", tendo sido acionado o INEM, que concretizou a retirada do militar para o Hospital Santa Maria. O instruendo foi diagnosticado com "um golpe de calor e pelos riscos inerentes de falência de órgãos foi admitido nos cuidados intensivos".
Segundo o comunicado enviado pelo exército, a "situação neurológica aconselhou a ser induzido o coma, situação em que se mantém", oito dias depois.
O 139º curso dos Comandos foi interrompido por decisão do Chefe do Estado-Maior do Exército até que fosse conhecida a conclusão da avaliação clínica de todos os instruendos, bem como, iniciado um processo de averiguações.
O Ministério da Defesa também já se pronunciou acerca do sucedido, em comunicado. "A Ministra da Defesa Nacional acompanha desde o primeiro momento os desenvolvimentos do estado de saúde e situação clínica do militar do 139º Curso de Comandos do Exército que se encontra hospitalizado, desejando-lhe rápidas melhoras. O militar teve necessidade de assistência médica durante uma atividade de corrida realizada no Regimento de Comandos, no dia 12 de junho, tendo sido assistido pela equipa médica do Exército no local e posteriormente pelo INEM, e transferido para o Hospital de Santa Maria, onde se encontra."
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"