Calado é Camões
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
O antigo líder do PSD lembrou o seu percurso como autarca, secretário de Estado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e primeiro-ministro, dizendo conhecer "muito bem o país todo".
Era para se ter formado em engenharia mas acabou por ser entertainer. Tem 65 anos, anda há mais de 40 a imitar vozes, na televisão e nos palcos. Conta que ganhou muito dinheiro, mas também perdeu. Garante que vai continuar até aos 90.
O Supremo Tribunal de Justiça aumentou a pena de prisão de Armando Vara. O confidente e homem de mão de José Sócrates é um exemplo da podridão que existe no mundo da política e dos negócios. É uma das personagens da história em livro que a SÁBADO revela em exclusivo esta semana.
Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.
O Tribunal Constitucional validou na terça-feira a constitucionalidade do decreto do parlamento que descriminalizou as drogas sintéticas e fez uma nova distinção entre tráfico e consumo, na sequência do pedido de fiscalização abstrata preventiva apresentado pelo Presidente da República.
A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa está acima de tudo relacionada com a falta de consulta dos órgãos dos governos das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Olhem para os exemplos que nos chegam da Hungria, da Polónia e também dos Estados dos EUA que são dirigidos por Republicanos. O que me leva a perguntar: mas que diabo anda a fazer a esquerda à esquerda do PS? Será que continuam a achar que promover ou apoiar manifestações de rua e ser "partidos de protesto" é e vai ser suficiente? Pobres de nós.
O advogado tinha 84 anos. Chegou a ser conselheiro de Estado do Presidente Jorge Sampaio.
Cavaco Silva recorre aos jornais para fazer avisos ao País. Mas só por uma vez um artigo de opinião seu teve um efeito político claro. Até agora, o ex-presidente da República tem lançado apelos que ficam sem consequência.
PS vai indicar Carlos César, Manuel Alegre e um terceiro elemento para o Conselho de Estado. Francisco Louçã e Domingos Abrantes estão de saída do órgão consultivo do Presidente da República, que deixa assim de contar com representantes do BE e do PCP.
Acabou-se a espera: o Orçamento do Estado para 2022 está publicado. Agora é fazer as contas ao IRS, impostos sobre os combustíveis, IVA e afins. Mas há mais vida além do OE, como espionagem e uma sandes, e Armando Vara
Estava longe de ser a escolha de Mário Soares e até Maria de Jesus Barroso pensou em candidatar-se à Presidência. Mas no final, o PS apoiou mesmo Sampaio que venceu Cavaco.
É protagonista de uma biografia sentida onde cabiam pessoas, todas as pessoas, com particular atenção para os menos protegidos.
Ramalho Eanes recordou Jorge Sampaio como uma "das figuras maiores da vida política" contemporânea de Portugal.