Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
15 de maio de 2024 às 18:00

Os tempos de Vara e dos amigos já acabaram?

O Supremo Tribunal de Justiça aumentou a pena de prisão de Armando Vara. O confidente e homem de mão de José Sócrates é um exemplo da podridão que existe no mundo da política e dos negócios. É uma das personagens da história em livro que a SÁBADO revela em exclusivo esta semana.

Em novembro de 2005, pouco tempo após o arranque da Operação Furacão e apenas quatro meses depois de iniciar funções como administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), nomeado pelo Governo de José Sócrates, Armando Vara abriu a conta nº 206-360172 na Union de Banques Suisses. A partir desse momento, o ex-secretário de Estado socialista que mandou nas polícias portuguesas, na década de 90 do século XX, passou também a usar uma entidade offshore – a Vama Holding, Inc., com registo no Panamá – para esconder que era o verdadeiro titular da conta e o dono de 2,1 milhões de euros que juntou nos anos seguintes na Suíça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.