Sábado – Pense por si

Relatório Minoritário

Inseguranças públicas

Pela primeira vez em muitos anos, vi a comunidade diplomática em Portugal colocar a segurança pública como problema maior. A ideia de um País idílico de tranquilidade pode desaparecer de um momento para o outro, e ninguém ganha com isso.

Relatório Minoritário

Portugal 2004

Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.

Tudo é política

Onde é que estão os maus?

Mais do que entretermo-nos a catalogar os envolvidos no conflito, devemos pensar na melhor forma de preservar as vidas dos civis inocentes, de ambos os lados. É nesse esforço de compreensão e de encontro de soluções que está a resposta certa.

Relatório minoritário

Inteligência e artifício

Quando lançámos o projecto Futuro Presente – Revista de Nova Cultura, em 1980, éramos um grupo fascinado pela “ficção especulativa”. E todos os autores dessa área, que conhecíamos de cor e salteado, tinham pelo menos um livro sobre “inteligência artificial”.

3
André Santos

"Olá, Amanhã": uma série retrofuturista

O futuro é uma promessa e os vendedores de Olá, Amanhã querem que o futuro seja agora. Porquê? Estão a vender timeshares na Lua. O que antes era uma burla, é uma realidade nesta nova série da Apple TV+. Mas será mesmo?

Cuidados intensivos

Outros futebóis

O PAN, para não ficar atrás do Livre, tentou aprovar uma licença menstrual até 3 dias. Não passou. Em teoria, não me oponho à racionalidade da medida; na prática, como não ver que 3 dias de baixa para as mulheres representam uma injustiça laboral para os homens?

Sónia Bento

A nostalgia das máquinas de escrever

Com as novas tecnologias, as velhas máquinas são hoje relíquias que muitos gostam de colecionar - Ricardo Araújo Pereira tem 28.

O moralista

Ideias perigosas

Isaac Asimov não tinha a loucura conceptual de Philip K. Dick ou a agilidade narrativa de Ray Bradbury, mas foi, entre os autores relevantes da ficção científica do século XX, aquele que melhor percebeu o valor da sci-fi como instrumento de alerta à mudança social

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)