Bem Formoso e não seguro
Rua do Benformoso, a desembocar no soberbo 1908 Lisboa Hotel, para quem vem de sul, ou na Rua da Mouraria, outrora marco do fado lisboeta, se chegarmos da direção meridional? Conheço, como as palmas das mãos.
Rua do Benformoso, a desembocar no soberbo 1908 Lisboa Hotel, para quem vem de sul, ou na Rua da Mouraria, outrora marco do fado lisboeta, se chegarmos da direção meridional? Conheço, como as palmas das mãos.
Como se previa, 2025 será o ano das pré-presidenciais. É aquele preâmbulo de 12 meses, em que todos os cavalos de batalha, torres, bispos, reis e rainhas aspirantes se colocam no tabuleiro de xadrez.
Pela primeira vez em muitos anos, vi a comunidade diplomática em Portugal colocar a segurança pública como problema maior. A ideia de um País idílico de tranquilidade pode desaparecer de um momento para o outro, e ninguém ganha com isso.
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Mais do que entretermo-nos a catalogar os envolvidos no conflito, devemos pensar na melhor forma de preservar as vidas dos civis inocentes, de ambos os lados. É nesse esforço de compreensão e de encontro de soluções que está a resposta certa.
Ao longo da carreira, vestiu várias personagens icónicas. Agora, em "FUBAR", nova série já disponível na Netflix, relembra a sua carreira dos anos 90, entre ação, comédia e espionagem.
Quando lançámos o projecto Futuro Presente – Revista de Nova Cultura, em 1980, éramos um grupo fascinado pela “ficção especulativa”. E todos os autores dessa área, que conhecíamos de cor e salteado, tinham pelo menos um livro sobre “inteligência artificial”.
O futuro é uma promessa e os vendedores de Olá, Amanhã querem que o futuro seja agora. Porquê? Estão a vender timeshares na Lua. O que antes era uma burla, é uma realidade nesta nova série da Apple TV+. Mas será mesmo?
Último artigo sobre as lições da agressão à Ucrânia, do ponto de vista militar. Desta vez, a batalha naval.
O PAN, para não ficar atrás do Livre, tentou aprovar uma licença menstrual até 3 dias. Não passou. Em teoria, não me oponho à racionalidade da medida; na prática, como não ver que 3 dias de baixa para as mulheres representam uma injustiça laboral para os homens?
Comecei o Relatório Minoritário pela mão do Miguel Pinheiro, que tinha sido – não desfazendo – um dos meus melhores jornalistas em O Diabo. Desde aí a coluna tornou-se observatório de conflitos.
Que ninguém se engane. No dia 30, estaremos perante um dia de julgamento. Em paz, mas dramático. Rotineiro, mas decisivo. Civilizado, mas profundo. Já visto, mas com consequências para todos.
Com as novas tecnologias, as velhas máquinas são hoje relíquias que muitos gostam de colecionar - Ricardo Araújo Pereira tem 28.
As realidades alternativas podem ser um conforto face à atualidade: “podia ser bem pior”. The Plot Against America apresenta um passado que não existiu mas que se conecta com o presente
Isaac Asimov não tinha a loucura conceptual de Philip K. Dick ou a agilidade narrativa de Ray Bradbury, mas foi, entre os autores relevantes da ficção científica do século XX, aquele que melhor percebeu o valor da sci-fi como instrumento de alerta à mudança social
Philip K. Dick foi criado há 15 anos pela Hensen Robotics, mas só há pouco tempo ganhou vida na parceria com a Singularity.NET. "No futuro seremos todos software, não se esqueçam de fazer backups", apontou o robô.