Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
11 de fevereiro de 2020 às 09:00

Ideias perigosas

Isaac Asimov não tinha a loucura conceptual de Philip K. Dick ou a agilidade narrativa de Ray Bradbury, mas foi, entre os autores relevantes da ficção científica do século XX, aquele que melhor percebeu o valor da sci-fi como instrumento de alerta à mudança social

Isaac Asimov, o visionário de Smolensk, divulgador de Bioquímica, pai semiótico da robótica, construtor de civilizações (a colossal saga Foundation), não tinha a loucura conceptual de Philip K. Dick ou a agilidade narrativa de Ray Bradbury, mas foi, entre os autores relevantes da ficção científica do século XX, aquele que melhor percebeu o valor da sci-fi como instrumento de alerta à mudança social. No ano do centenário do seu nascimento, destacam-se as ideias perigosas que defendia há 50 anos – uma ideia é quase sempre perigosa porque nasce antes do tempo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.