
O que estes Óscares nos dizem do mundo de hoje
Em Hollywood, discutem-se "tweets", migrantes, fascismos, sexo, género e o corpo feminino. Eis o que nos sugerem sobre o presente os grandes candidatos às estatuetas.
Em Hollywood, discutem-se "tweets", migrantes, fascismos, sexo, género e o corpo feminino. Eis o que nos sugerem sobre o presente os grandes candidatos às estatuetas.
O cineasta – e argumentista de "Taxi Driver" e "O Touro Enraivecido" – regressa com um filme sobre um documentarista que só diz a verdade “com a câmara ligada”. Estreia esta 5.ª, dia 13.
Filmes que de outro modo não veríamos, outros que podemos ver "antes de tempo". Eis um guia com o cinema que aí vem.
"Grand Tour" foi escolhido para integrar a competição principal de longas-metragens do festival, sendo assim candidato ao prémio mais mediático de Cannes.
Nunca um estúdio de cinema tinha arrebatado as 6 categorias principais dos Óscares. Aconteceu este ano. Confirma-se: a A24 está mesmo a mudar o cinema americano.
Ciclo com filmes comentados de realizadores como Scorsese e Lumet decorre às quintas-feiras, até 15 de dezembro, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.
A passadeira vermelha, as estreias cinematográficas e os prémios de carreira atribuídos ao realizador norte-americano Paul Schrader e à atriz francesa Catherine Deneuve.
Num best of de um ano como 2021, mais do que escolher os nossos filmes favoritos quisemos selecionar os melhores instantes cinematográficos. Cada um à sua maneira, estes captaram a nossa atenção. Procure vê-los também.
The Card Counter – O Jogador, escrito e realizado por Paul Schrader, tem Oscar Isaac no papel de um jogador de póquer. Integrou a programação do Leffest e estreia esta semana nas salas de cinema de todo o País.
O novo filme do autor americano, Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening Sun, foi a abertura ideal para o festival que traz algum do melhor cinema de autor a Lisboa e Sintra.
Em princípio, este ano o LEFFEST não será afetado pela pandemia. Com isso em mente, cresce de Lisboa e do Estoril para Matosinhos. Há muito cinema nestas três cidades entre 10 e 21 de novembro.
A 15.ª edição do Leffest celebra a cultura cigana e traz como jurado o Nobel da Literatura J.M. Coetzee. Wes Anderson abre e Almodóvar encerra o festival. Há ainda as estreias dos vencedores de Cannes e de Berlim para assistir.
Como o Pulp Fiction de Tarantino relembrou há 30 anos, o cinema é um shot de adrenalina no coração. O streaming é um ansiolítico, um analgésico. O cinema cria uma camada extra na nossa percepção da realidade. O streaming cria uma divisória entre o espectador e o mundo.
Nos anos 80, várias celebridades estavam apaixonados pela mesma mulher – Miranda Grosvenor – sem nunca a terem visto.
Quem vai ganhar? E quem deveria? O crítico Pedro Marta Santos faz os balanços finais antes da cerimónia.