Sábado – Pense por si

Leffest 2021: quando a história de uma minoria étnica se cruza com o cinema

A 15.ª edição do Leffest celebra a cultura cigana e traz como jurado o Nobel da Literatura J.M. Coetzee. Wes Anderson abre e Almodóvar encerra o festival. Há ainda as estreias dos vencedores de Cannes e de Berlim para assistir.

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
Leffest 2021: quando a história de uma minoria étnica se cruza com o cinema
Sebastião Almeida 01 de setembro de 2021 às 19:25
Vítor Mota/Sábado

"Penso que será um dos principais festivais se tudo acontecer como está previsto." Quem o disse foi Paulo Branco, durante a apresentação do programa da 15.ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (Leffest), que se realizará entre 10 e 21 de Novembro. A verdade é que há que contar com as imprevisibilidades provocadas pelo contexto pandémico, mas algumas presenças de peso estão já encaminhadas para se tornarem realidade — como é o caso da do Nobel da Literatura (2003) J.M. Coetzee, que integra o júri. Em 2021, contudo, as atenções do festival de cinema debruçam-se sobre a cultura cigana, numa altura em que é "extremamente importante fazer toda uma análise do que é verdadeiramente a cultura ‘rom’ e de tudo o que nos tem dado", afirmou o diretor e produtor do festival, esta quarta-feira, no Palácio Nacional de Queluz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)