O filme portuguêsGrand Tour, realizado por Miguel Gomes, foi escolhido para a competição oficial da edição deste ano do Festival de Cannes, que vai decorrer de 14 a 25 de maio. A informação foi dada esta quinta-feira de manhã em conferência de imprensa pelo diretor do festival, Thierry Frémaux.
Protagonizado por Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate, o filme, que tem argumento escrito por Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro, conta ainda no elenco com atores e atrizes como João Pedro Vaz, João Pedro Bénard, Joana Bárcia e Jani Zhao, entre outros.
Em nota oficial enviada à comunicação social, a produtora responsável pelo filme (Uma Pedra no Sapato) vinca que se trata da primeira longa-metragem portuguesa a concorrer ao prémio maior do festival de Cannes em 18 anos.
Em 2006, o filmeJuventude em Marcha, de Pedro Costa, tinha sido escolhido para a Competição Principal do festival - a Palma de Ouro, porém, viria a ser atribuída aBrisa de Mudança(título original:The Wind That Shakes the Barley), do cineasta britânico Ken Loach.
Ao longo dos últimos anos, o prémio mais mediático do festival de Cannes foi atribuído aos filmes Anatomia de uma Queda (2023), Triângulo da Tristeza (2022), Titane (2021) e Parasitas (2019). Até hoje, nenhum filme português venceu a Palma de Ouro de Cannes para longas-metragens - Manoel de Oliveira (1908-2015), porém, já foi distinguido com uma Palma de Ouro honorária (em 2008), que distinguiu a longevidade e qualidade da sua carreira.
Grand Touré o mais recente filme do cineasta português Miguel Gomes, autor das longas-metragensDiários de Otsoga(2021),As Mil e uma Noites(2015, trilogia com três volumes fílmicos),Tabu(2012),Aquele Querido Mês de Agosto(2008) eA Cara que Mereces(2004).
A sinopse oficial do novo filme de Miguel Gomes descreve-o assim: "Rangum, Birmânia, 1917. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly… Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático."
Coppola, Lanthimos e Schrader ao lado de Miguel Gomes
A concorrer comGrand Tourna competição principal de longas-metragens estarão filmes sonantes e muito esperados comoMegalopolis, do veterano realizador norte-americano Francis Ford Coppola (um dos mais importantes cineastas vivos, responsável pela sagaO Padrinhoe por filmes comoApocalypse Now), eKinds of Kindness, a próxima aventura fílmica de Yorgos Lanthimos, que se destacou no passado comPobres Criaturas(2023),A Favorita(2018) eO Sacrifício de um Cervo Sagrado(2017).
The Apprentice, de Ali Abbasi,Oh Canada, de Paul Schrader,Parthenope, de Paolo Sorrentino,The Shrouds, de David Cronenberg, Caught by the Tides (Feng Liu Yi Dai), de Jia Zhang-Ke eAnora, de Sean Baker, são outros dos filmes em competição.
A lista fica completa com Limonov: The Ballad, de Kirill Serebrennikov, The Girl With the Needle, de Magnus von Horn, Motel Destino, de Karim Ainouz,Bird, de Andrea Arnold, Emilia Perez, de Jacques Audiard, The Substance, de Coralie Fargeat, Marcello Mio, de Cristophe Honore, All We Imagine as Light, de Payal Kapadia, L’Amour Ouf, de Gilles Lellouche e Wild Diamond (Diamant Brut), de Agathe Riedinger.
Nota - Atualizado às 11h38 com os restantes candidatos à Palma de Ouro de melhor longa-metragem