A história repete-se: As intervenções dos Estados Unidos na América Latina e Caraíbas
A Doutrina Monroe, implementada pela primeira vez em 1823, tem sido utilizada para justificar invasões dos EUA a países da América Latina.
A Doutrina Monroe, implementada pela primeira vez em 1823, tem sido utilizada para justificar invasões dos EUA a países da América Latina.
O cheiro a alecrim pode ser bom para aumentar a produtividade. Os cientistas estão a dedicar-se a estudar melhor o impacto dos cheiros no nosso comportamento e até acreditam que uma vela com cheiro de medo pode ajudar a manter-nos alerta.
Marcelo pretende condecorar o general Spínola com a Ordem da Liberdade, pelo papel que desempenhou no 25 de Abril. Mas há quem lembre os eventos que se seguiram à Revolução para contestar a decisão.
A 16 de Dezembro de 1972, quatro caças-bombardeiros largaram várias bombas nas povoações de Wiriamu, Juwau e Chawola. Enquanto isso, cinco helicópteros desembarcavam quatro grupos da 6ª Companhia de Comandos, Grupos Especiais de Pára-quedistas, mercenários e agentes da PIDE/DGS, os quais cercaram as aldeias e desataram a metralhar os aldeões, incluindo mulheres e crianças.
Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.
As milicías desistiram do processo iniciado em 2017, com apoio da Organização das Nações Unidas, após a detenção de um dos seus líderes em França, Patrice-Edouard Ngaïssona.
A onda das pátrias percorre o mundo, como uma febre que move montanhas. Mas dentro da ideia de “nação” há muitos fenómenos distintos, e até contraditórios. O que poderia ser um nacionalismo universalmente aceitável, duradouro e, digamos, “civilizado”? Apesar das manifestações, manifestamente precisa de um manifesto
Esta é uma oportunidade, embora limitada pela forma de Governo, pelas opções pessoais disponíveis, e pelas continuadas consequências do gravíssimo caso de Tancos, para se recuperarem três anos de desastre na Defesa Nacional.
O soldado sofreu um trauma ocular durante a manutenção da sua arma mas já tem "prognóstico de recuperação total".
Vir para o Algarve em clima de tragédia tem uma vantagem: obrigar a pensar numa emergência continuada, que se arrisca a piorar todos os anos, e que exige uma disponibilidade total, permanente e ininterrupta dos chamados “poderes públicos”. Nada de embandeirar em arco
Ali está ele, cheio de condecorações, no dia em que casou com a filha do banqueiro Ricardo Espírito Santo. Antes, aos 19 anos fugiu para Espanha para defender os fascistas. Voltou como herói. Fundou os pára-quedistas. Mas foi preso em 1944.
O evento, que se realiza no dia 1 de Agosto, pretende promover o uso da bicicleta através do convívio.
A presença militar na República Centro Africana tem sido bastante contestada. Na passada semana as forças nacionais entraram em confronto com grupos armados.
Os governos são testados pelo que fazem na normalidade, mas sobretudo como agem perante as emergências. Mais uma vez o executivo de António Costa será posto à prova. Convém perceber de que desafio se trata
Cremoso por dentro e crocante por fora, este pastel de feijão nada tem a ver com o original. Fomos à Fábrica prová-lo.
Eis uma história de terrorismo que, ao contrário do habitual negrume, realça a humanidade, o amor ao próximo, a entrega, o despojamento e o sacrifício. Transforma assim, à custa de sangue generoso, o Mal em Bem