Sábado – Pense por si

Talismã Xavier com Ana Bela Ferreira

Pode o cheiro certo fazê-lo trabalhar melhor?

O cheiro a alecrim pode ser bom para aumentar a produtividade. Os cientistas estão a dedicar-se a estudar melhor o impacto dos cheiros no nosso comportamento e até acreditam que uma vela com cheiro de medo pode ajudar a manter-nos alerta.

Diogo Barreto

Condecorar Spínola: os argumentos contra e a favor

Marcelo pretende condecorar o general Spínola com a Ordem da Liberdade, pelo papel que desempenhou no 25 de Abril. Mas há quem lembre os eventos que se seguiram à Revolução para contestar a decisão.

João Pedro George

Operação Marosca

A 16 de Dezembro de 1972, quatro caças-bombardeiros largaram várias bombas nas povoações de Wiriamu, Juwau e Chawola. Enquanto isso, cinco helicópteros desembarcavam quatro grupos da 6ª Companhia de Comandos, Grupos Especiais de Pára-quedistas, mercenários e agentes da PIDE/DGS, os quais cercaram as aldeias e desataram a metralhar os aldeões, incluindo mulheres e crianças.

João Pedro George

O massacre de Wiriamu

Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.

Relatório minoritário

Manifesto nacionalista?

A onda das pátrias percorre o mundo, como uma febre que move montanhas. Mas dentro da ideia de “nação” há muitos fenómenos distintos, e até contraditórios. O que poderia ser um nacionalismo universalmente aceitável, duradouro e, digamos, “civilizado”? Apesar das manifestações, manifestamente precisa de um manifesto

Relatório minoritário

Fogos, mitos e realidades

Vir para o Algarve em clima de tragédia tem uma vantagem: obrigar a pensar numa emergência continuada, que se arrisca a piorar todos os anos, e que exige uma disponibilidade total, permanente e ininterrupta dos chamados “poderes públicos”. Nada de embandeirar em arco

Ricardo Silva

O Espírito Santo das medalhas de guerra

Ali está ele, cheio de condecorações, no dia em que casou com a filha do banqueiro Ricardo Espírito Santo. Antes, aos 19 anos fugiu para Espanha para defender os fascistas. Voltou como herói. Fundou os pára-quedistas. Mas foi preso em 1944.

pastel de feijão
Carolina Rodrigues com Ângela Marques

Este não é um pastel qualquer

Cremoso por dentro e crocante por fora, este pastel de feijão nada tem a ver com o original. Fomos à Fábrica prová-lo.

Relatório minoritário

Paixão e morte

Eis uma história de terrorismo que, ao contrário do habitual negrume, realça a humanidade, o amor ao próximo, a entrega, o despojamento e o sacrifício. Transforma assim, à custa de sangue generoso, o Mal em Bem

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)