Sábado – Pense por si

Manifestações contra presença militar portuguesa na RCA

Diogo Barreto
Diogo Barreto 07 de junho de 2018 às 10:55

A presença militar na República Centro Africana tem sido bastante contestada. Na passada semana as forças nacionais entraram em confronto com grupos armados.

A presença de militares portugueses na República Centro Africana não estará a ser bem recebida por alguns dos habitantes locais. Esta semana, em Bambari, zona em que os para-quedistas portugueses se têm envolvido em confrontos com grupos armados, centenas de populares saíram à rua de forma a denunciarem "crimes contra a humanidade" alegadamente cometidos pelas forças nacionais e militares do Ruanda. As Nações Unidas já se pronunciaram e condenaram o que dizem ser uma "manipulação usada [pelos grupos armados] para acicatar as tensões religiosas e da comunidade".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.