Vemo-nos em tribunal
O recurso a processos judiciais para punir a crítica revela um abismo de cultura democrática, acobertada pela lei.
O recurso a processos judiciais para punir a crítica revela um abismo de cultura democrática, acobertada pela lei.
É impossível não estabelecer paralelos entre Erdogan e Imamoglu. A popularidade do atual presidente turco, que já teve melhores dias, desponta no final dos anos 1990 justamente por, enquanto presidente de câmara de Istambul, ter sido detido por recitar um poema do começo do século XX.
Luís Graça, deputado do PS, é um dos observadores portugueses nas eleições norte-americanas. Em Nova Iorque, assiste a um ambiente de tranquilidade, alta mobilização (até às seis da manhã) e um robusto sistema eleitoral — até com tradutores russos nas assembleias.
O presidente do Conselho Europeu também pediu às autoridades eleitorais da Geórgia para investigarem as irregularidades nas legislativas, indicando que a UE vai "avaliar a situação e determinar os próximos passos" nas relações com o país.
Será natural que as eleições parlamentares europeias sejam alvo de uma vasta campanha de desinformação proveniente da Rússia. O objetivo será eleger o maior número de eurodeputados pró-Moscovo, eurocéticos, antiamericanos e antiguerra na Ucrânia. Putin pretende um bastião eleitoral cada vez maior em Bruxelas.
Sem atacar alvos militares na Rússia, a Ucrânia fica de "mãos atadas" para repelir a agressão russa, considerou o secretário-geral da NATO.
O deputado do PSD André Coelho Lima foi nomeado representante especial para as áreas em conflito pela presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Mas só mantém o cargo, se continuar como deputado.
Sociais-democratas foram observadores de sufrágios antidemocráticos. Duarte Pacheco foi denunciado por ter elogiado eleições na Rússia. Mário David fez o mesmo no Azerbaijão.
Depois dos referendos nas regiões ocupadas, políticos ucranianos dizem que populares receiam os próximos passos de Vladimir Putin.
Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporíjia, que representam 15% do país, já começaram a votar. Referendos enfrentam críticas internacionais generalizadas.
Se a classe política rejeita - compreensivelmente, diga-se - a visão de que todos os políticos são iguais e todos são igualmente corruptos, não pode olhar para o "povo" e considerá-lo também todo igual e igualmente ignorante.
Como exemplo, Didier Reynders, comissário europeu da Justiça, citou a lei húngara que proíbe a discussão com menores de "redesignação de género e homossexualidade", denunciando a natureza discriminatória contra a comunidade LGBT.
Moscovo está a deter centenas de milhares de ucranianos "para prevenir que se infiltrem na Rússia".
A 9 de maio a Rússia celebra o Dia da Vitória. Os ensaios para a parada triunfante que celebra o dia já começaram e o Ocidente aguarda com ansiedade para saber o que vai acontecer neste dia.
As organizações referem "numerosos relatos" de profissionais de media sobre ataques, tortura, sequestros e assassinatos.
Viktor Gusan e Ilya Kazmaly, antigos agentes da polícia, lideram um império responsável por mais de 60% da economia do enclave independentista dentro da Moldávia.