Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Susana Lúcio

Os escaravelhos que vivem no museu

Milhares de insetos são usados para limpar esqueletos de animais para que possam ser estudados e exibidos. Em Lisboa, acontece o mesmo.

Tiago Carrasco

A revolução do luxo em Grândola

Entre Troia e Melides, os empreendimentos milionários brotam como cogumelos. Em 10 anos, Grândola tornou-se uma das câmaras mais ricas do País e é visitada por celebridades mundiais. Mas há dores de crescimento: faltam casas, mão de obra e transportes e teme-se a destruição do último recanto virgem da costa portuguesa.

Cuidados intensivos

Crianças à solta

Enquanto a direita e a esquerda cavernícolas se agarram a modelos falhados, o secretário-geral do PS, por razões eleitorais ou substanciais (é-me indiferente), prefere algum equilíbrio – ou, como antigamente se dizia, reciprocidade entre quem chega e quem recebe. Hitler, de facto, deve estar orgulhoso.

Liliana Garcia

O sonho delas era serem avós

Sempre imaginaram ter netos, mas isso não aconteceu. Três reformadas partilham a frustração de não ver a família crescer, mas também como lidam, de forma positiva, com o colo vazio.

Bruno Faria Lopes

8 passos para garantir uma boa reforma

O que deve fazer primeiro: pagar o crédito da casa o mais depressa possível ou juntar para a reforma? Quanto tem de juntar para chegar a um suplemento de 200 mil euros? Onde não deve investir – mesmo que lhe digam que é bom – e onde vale a pena assumir riscos? Este guia tem respostas para estas perguntas – e para desenhar um plano adaptado à sua idade e aos seus objetivos.

Sem pedir licença

Filhos da liberdade

Para mim, esta é a melhor maneira de celebrar os 50 anos de democracia. Esta liberdade de pensar, esta liberdade de ser, esta liberdade para sonhar são, em si mesmas, a expressão máxima da esperança de abril de 1974 e de novembro de 1975.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h