Sábado – Pense por si

A revolução do luxo em Grândola

Tiago Carrasco 10 de junho de 2025 às 23:00

Entre Troia e Melides, os empreendimentos milionários brotam como cogumelos. Em 10 anos, Grândola tornou-se uma das câmaras mais ricas do País e é visitada por celebridades mundiais. Mas há dores de crescimento: faltam casas, mão de obra e transportes e teme-se a destruição do último recanto virgem da costa portuguesa.

Está a entrar no condomínio privado Brejos da Carregueira de Baixo. Por razões de segurança, há recolha de imagens nos locais devidamente assinalados”, lê-se na guarida instalada no único acesso daquele casario da freguesia da Comporta. Antes de se transformar em condomínio, os Brejos eram um lugar típico do litoral alentejano: ali viviam cerca de 100 pessoas, havia dois restaurantes, arrozais e muitas parcelas agrícolas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.