Sábado – Pense por si

O moralista

O tempo dos búzios

Se as moedas romanas ou medievais ainda tinham um valor intrínseco (ouro, prata e cobre, materiais escassos), os búzios simbolizam o dinheiro moderno, cujo valor próprio, mais do que material, é simbólico, dependente do consenso

O moralista

Ulisses

Contentas-te com pouco – uns pozinhos de ração; água mudada no limite da sobrevivência; um sorriso cúmplice, ou falso. Ficares feliz com migalhas é um insulto ensurdecedor aos que saem e entram como metrónomos.

Filipa Vaz Teixeira

Petiscos, DJ sets e cocktails no coração do Porto

Integrado no InterContinental, mas com uma entrada independente do hotel, o Pátio das Cardosas Terrace & Lounge é o novo espaço de verão da cidade do Porto. Descubra uma carta de snacks que inclui petinga frita.

Rita Pereira Carvalho

Welwitschia, a planta que não morre e que está a ajudar a ciência

Investigadores descobriram os segredos genéticos da planta que vive no deserto do Namibe há milhares de anos. Numa altura em que as alterações climáticas são uma ameaça, este avanço pode ajudar a produzir alimentos mais resistentes, utilizando menos água.

O moralista

Molusco

O tecido do Universo é curvo, feito não só de espaço mas de tempo, e move-se como as ondas que Einstein, Rovelli e nós contemplámos. Os seus mais minúsculos componentes, os quarks, apenas existem quando interagem uns com os outros.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)