Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
08 de setembro de 2020 às 07:00

Molusco

O tecido do Universo é curvo, feito não só de espaço mas de tempo, e move-se como as ondas que Einstein, Rovelli e nós contemplámos. Os seus mais minúsculos componentes, os quarks, apenas existem quando interagem uns com os outros.

Há 115 anos, num Verão no seu apartamento de um primeiro andar em Berna, Einstein escreveu quatro artigos científicos que mudaram o mundo. Começou a imaginá-los durante outro Verão, quando era adolescente, no topo da bota que recorta a Itália no mapa. Muitas décadas depois, o físico italiano Carlo Rovelli, então jovem universitário, começou a sonhar com uma nova teoria da gravitação quântica no decurso de um Agosto com a família na Calábria, na ponta da mesma bota. Agora que Tenet de Christopher Nolan recoloca a Física Quântica no coração da cultura pop - sem a quântica não existiriam transístores, e sem eles a tecnologia moderna seria impossível - podemos olhar para o mar como Einstein e Rovelli e fazer o mesmo: sonhar. Porque a ciência é uma forma de ver o mundo como ele nunca antes foi visto, e para isso a imaginação é decisiva.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?