Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

Sofia Parissi

A salada de verão do chef Bruno Antunes

Responsável pelas cartas do restaurante Maroto e do Bóia, no interior do hotel Independente Comporta, o chef Bruno Antunes propõe uma salada com curgete e noz-pecã.

Aproveitar as férias

Percorremos uma faixa costeira que ainda é um autêntico paraíso, entre Troia e Porto Covo, à procura das melhores sugestões para as suas férias. E ainda: o futuro segundo a demógrafa Maria João Valente Rosa; uma polémica escondida na Web Summit; à descoberta de uma coleção de carros clássicos em Mafra.

5
Diogo Barreto

Guiné Bissau: um milagre natural

Em Orango, encontramos um hotel a poucas horas de distância de um santuário de tartarugas e a menos de uma hora de um habitat de hipopótamos. A natureza é guardada pelos bijagós e está tudo envolto numa certa magia.

4
Alexandre R. Malhado

PSP sexualiza imagem de polícias

As autoridades têm publicado fotos de agentes a fazer pose, levando a piropos de conteúdo claramente sexual e até a comentários racistas. Já houve queixas à direção nacional, que não respondeu à SÁBADO. MAI pediu contenção na forma de comunicar.

Filipa Vaz Teixeira

Pode o Kama Sutra ser inclusivo?

O coletivo Pleasure Plexus diz que sim e criou um livro de ilustração erótica onde cabem todas as poses e artes

Salvo evidência em contrário

Sair, partir ou ir embora é uma espécie de lei não escrita, respeitada por vários escritores nas últimas frases dos seus livros: “Entalou a pistola no cinto e saiu” ("O Homem Duplicado", Saramago); “Depois agradeceu ao empregado e partiu” (Tiago Rebelo, "Para Ti, uma Vida Nova").

A revolução do clitóris

A vagina vive em pleno apogeu. É glorificada. Admirada. Rasgadamente elogiada (justo, justíssimo!). Já o clitóris, anda arredado da notoriedade pública. Permanece, entre milhões e milhões de homens e mulheres, um quase completo desconhecido.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)