Sábado – Pense por si

PSP sexualiza imagem de polícias

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 05 de dezembro de 2023 às 20:00

As autoridades têm publicado fotos de agentes a fazer pose, levando a piropos de conteúdo claramente sexual e até a comentários racistas. Já houve queixas à direção nacional, que não respondeu à SÁBADO. MAI pediu contenção na forma de comunicar.

No dia 25 de novembro de 2023, Dia Pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a página de Twitter da Polícia de Segurança Pública decidiu desejar um “bom dia” com fotografia de uma agente mulher num plano americano, de costas e a olhar para a câmara. “Podem parar com a sexualização?”, escreveu uma utilizadora nos comentários. Também Maria Escaja, deputada municipal do Bloco de Esquerda em Lisboa, condenou a “imagem que irá claramente objetificar uma mulher”. Por cada revolta, havia um piropo. “Bom rabo. Com todo o respeito, claro”, escreveu a página Racismo Contra Europeus, gerida pelo neonazi Mário Machado. Outras contas seguiram o exemplo: “Ela que faça as perguntas que quiser... eu confesso!”; “Portei-me mal. Leve-me...”; “Fazia.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.