Mourinho, o deus e herói das grandes conquistas
Com 26 troféus ganhos na carreira, será que o treinador português vai conseguir festejar neste seu regresso ao Benfica
Com 26 troféus ganhos na carreira, será que o treinador português vai conseguir festejar neste seu regresso ao Benfica
Maio foi de felicidade, com a vitória portista na Liga dos Campeões, mas depois a seleção não conseguiu vencer a Grécia (duas vezes) e levou o País da euforia à depressão. Recorde como foram as três semanas do Euro 2004, no mês seguinte ao nascimento da SÁBADO, que completa hoje, dia 7 de maio, 21 anos.
Foi campeão de juvenis no Benfica e ganhou a Supertaça no FC Porto, onde pediu para ter um salário mais baixo do que lhe propuseram. Desceu com o At. Madrid à II Divisão espanhola e desde os 23 anos (no PSG) viveu um inferno de lesões. Hoje dedica-se a um programa de treino internacional para jovens.
Ex-presidente portista fala ainda da "falta de lealdade" de Sérgio Conceição, de ser um homem apaixonado aos 80 anos, das arbitragens, do "não me recandidatarei" e das polémicas com a imprensa. No seu livro, uma espécie de diário, agora publicado, o antigo líder dos dragões joga ao ataque.
Técnico também liderou a seleção da Inglaterra entre 2001 e 2006.
Mas três centrais mesmo, sem invenções. Porquê? Nesta Seleção, quase ninguém desconjunta o jogo e o desequilibra tanto quanto os laterais. Deixem Cancelo e Nuno subir no terreno sem medos.
Desta forma, e culpa de um tento solitário de Youssef En-Nesyri, aos 42 minutos, a formação das 'quinas' termina a oitava participação na prova, e sexta consecutiva, com o seu terceiro melhor registo de sempre.
Tudo começou há 100 anos, num penálti de Alberto Augusto, numa lista que inclui Pinga, Peyroteo, Eusébio, Nené ou Ronaldo. Entre os 27 portugueses que marcaram aos espanhóis, há o caso de Araújo, que bisou na goleada de 4-1 em 1947 e foi recebido com foguetes e banda de música na sua aldeia (Cête). Esta terça-feira, dia 27, no decisivo jogo da Liga das Nações, em Braga, espera-se que esse número possa aumentar.
Na tarde deste sábado, dia 14, os dragões vão receber o troféu de campeão, numa época cheia de êxitos, que ainda pode ser enriquecida pela Taça de Portugal. Com Sérgio Conceição como figura principal, houve também outros ases, da revelação Diogo Costa ao experiente Pepe e ao goleador Taremi – e sem esquecer o discreto Mbemba e o patinho feio Zaidu.
Na época em que viu o seu melhor jogador ser vendido em janeiro e, por esse facto, criticou a administração do clube, Sérgio Conceição consegue sagrar-se campeão nacional. A terceira vez para o treinador, dez vezes mais para o clube.
Em 2003, o FC Porto afastou a Lazio na Liga Europa, com golos de Maniche, Costinha e Derlei (2). Agora que as duas equipas se vão reencontrar, estabelecemos o novelo de ligações entre treinadores e jogadores - um caso que até envolve Benfica e Sporting.
Enquanto jogador, aproveitava os estágios para estudar – tirou Educação Física. Era um defesa central com bom toque de bola e fair-play, mas também dava cacetada. Depois de oito anos nos bês encarnados, sete deles como adjunto, assume agora a equipa principal.
A história esteve prestes a repetir-se, mas o remate de Goretzka aos 85 minutos tramou-nos. Estivemos quase a ter uma via verde até à final do Euro 2020, como aconteceu em 2016, mas… olhando bem para os próximos cenários, podemos dizer sem cautelas que Portugal já foi de vela.
Os extrovertidos fazem a festa e apanham as canas, mas quem inventou os foguetes e melhor aprecia a sua beleza são os introvertidos. Abordar a vida como os acordes de Kashmir dos Led Zeppelin não é a única forma de a saborear. Existe também a guitarra de Carlos Paredes
Nuno Mendes pode valer um encaixe milionário ao Sporting – estava avaliado em 7 milhões de euros, hoje chega aos 25 milhões. Na escala, seguem-se Porro, Palhinha e Pote. No total, o plantel dos leões valorizou 58 milhões, sendo que só os oito jogadores sub-23 valem agora mais 46 milhões.
Filho de pescador – no Verão ainda vai com o pai para o mar –, chumbou por faltas por ter ido ao Europeu de sub-15. O antigo avançado de FC Porto e Sporting acabou a carreira de futebolista em 2017, na Índia, onde tinha colegas que comiam sem talheres – hoje é diretor da FPF.