Sábado – Pense por si

O documentário Paraíso é um olhar sobre a cultura rave em Portugal nos anos 80 e 90, alternativa a Ibiza
Raquel Lito

No submundo das raves: "Éramos uma alternativa a Ibiza"

Festas de arromba de música eletrónica ganharam expressão em castelos, a partir dos anos 90. Quem recuperou os registos e viveu esses tempos conta à SÁBADO como era. O documentário Paraíso mostra mais, em exibição dia 27 (amanhã) na discoteca Lux e com estreia nas salas de cinema a 9 de outubro.

Raquel Lito

Padre Cruz: cinco histórias do Santo do Povo, que em breve será beatificado

Ainda não está nos altares da Igreja, mas pouco falta. Duas ex-jornalistas da SÁBADO reconstituem a história deste clérigo nascido em Alcochete e que, quase 75 anos após a sua morte, continua a ter devotos. O livro Padre Cruz: o Santo do Povo está nas livrarias a partir desta terça-feira, dia 11.

Ângela Marques

Pratos de conforto para dias frios

Juntámos os melhores restaurantes, em Lisboa, no Porto e em Braga, para contrariar o frio e desfrutar de pratos de inverno como o cozido à portuguesa, papas de sarrabulho ou tripas à moda do Porto.

4
Rita Bertrand

Onde “festivalar” esta semana?

Todos os caminhos parecem ir dar a Oeiras, onde esta semana arrancam o NOS Alive e o festival dos Jardins do Marquês. Mas também há artistas de relevo em Cascais e, para quem está no Algarve, world music da boa. Não é o seu género? Há mais alternativas.

Sebastião Almeida

Há uma nova livraria que quer "defender os livros de mulheres"

Ainda que por agora apenas em formato digital, a Greta Livraria surge da vontade de Lorena Travassos, fotógrafa, professora e investigadora no campo da cultura visual, criar um espaço em que a visão de uma versão progressista da mulher, através da literatura escrita no feminino, é amplificada.

Sofia Oliveira com Vanda Marques

Um milhão por um terreno virtual

Já há imobiliárias do mundo digital. Não são apenas jogos, mas um investimento financeiro. Até o mundo da arte se rendeu.

Lucília Galha

O testemunho de Ana, que perdeu a filha num acidente de viação

A filha mais velha morreu num acidente de carro há oito anos, em Espanha. Pelo telefone, a Guardia Civil informou-a: "Mujer, o meu nome é Imaculada e quero dizer-te que a tua filha está morta". Diz que se aprende a viver com esta dor, mas que ela nunca termina.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)