Deixem o Luís trabalhar
A ‘rentrée’ deste ano, a festinha pontalícia da autosatisfação laranjal, foi uma verdadeira entrada para um labirinto de ressentimento, autismo político, incompreensão sobre um país obrigado a sobreviver para lá do governo.
A ‘rentrée’ deste ano, a festinha pontalícia da autosatisfação laranjal, foi uma verdadeira entrada para um labirinto de ressentimento, autismo político, incompreensão sobre um país obrigado a sobreviver para lá do governo.
Para a ministra do Trabalho, o combate a quem se serve da generosidade da lei podia começar em casa.
Os dados revelaram que 24,2% das crianças partilham o quarto com os pais, enquanto 18,5% dormem na mesma cama.
Associação pelos direitos da mulher na gravidez denuncia mais stress em grávidas e pressão para antecipar partos. Em Lisboa, apenas uma maternidade esteve aberta no fim de semana.
Têm mais experiência de vida do que os pais jovens e desfrutam mais do presente. Três pais tardios contam à SÁBADO como é viver uma paternidade grisalha.
Miguel Oliveira tem 2 anos, foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal tipo 1 quando tinha apenas dois meses e fez o fármaco mais caro do mundo aos três. Hoje consegue sentar-se sem dificuldades, come sozinho, só usa o ventilador para dormir. E talvez vá para a escola já no próximo ano.
A SÁBADO foi conhecer duas famílias de acolhimento para a Jornada Mundial da Juventude: uma de longa duração onde vivem duas voluntárias estrangeiras desde setembro, e outra que se está a preparar para receber peregrinos durante a próxima semana.
Deixou a família – marido e dois filhos, River e Sierra – em Los Angeles para vir gravar o novo programa da SIC. Ligou-lhes sempre ao almoço e ao deitar. “As 8h de diferença facilitam”, admite. Foram semanas corridas – como estas conversas.
Chegou ao basquetebol aos 10 anos, aliciada por um gelado, e agora destaca-se no GDESSA, clube do Barreiro, sendo mesmo uma das figuras da Liga Feminina - foi eleita a melhor jogadora da década 2010-20. Com 33 anos, não pensa em acabar a carreira e para conciliar o basquetebol com a maternidade, contratou uma babysitter para tomar conta do filho, de 3 anos.
São casos raros no desporto português, mas a persistência prova que é possível ter filhos e continuar a competir ao mais alto nível: Yahima já era mãe quando ganhou o bronze no Europeu de judo e Sara Moreira correu grávida e foi campeã europeia nos 3.000 metros.
Algumas plataformas estão a avaliar a mudança dos padrões comunitários de nudez e atividade sexual de forma a não "impedir o direito de liberdade de expressão das mulheres, pessoas transexuais e não binárias".
Das fraldas descartáveis e biberões que libertam microplásticos, aos brinquedos de plástico, é difícil conjugar maternidade e sustentabilidade. Mas três mães dão algumas dicas para ajudar.
Trazer um bebé sem problemas para casa não é sinónimo de que tudo tenha corrido bem. Estas cinco mulheres escolheram fazer o parto no SNS – e arrependeram-se.
As celibatárias vivem geralmente em centros da Obra, onde várias regras as mantêm afastadas dos homens. Até aos anos 90, não podiam usar calças. Entre as casadas, a maioria dos membros, há quem tenha 14 filhos. Rezam e vão à missa todos os dias.
A combinação é comum entre os milionários do Instagram, seja com carros, piscinas ou mansões de luxo –, mas é proibida e está a ameaçar a espécie.
Especialistas aguardam parecer da Direção-Geral de Saúde, que não assume timings para a sua divulgação.