A Rússia como papão
Sabemos das culpas, das pistas, das realidades negras, da propaganda. Sabemos do sangue, suor e lágrimas das cidades e aldeias ucranianas. Mas está a Rússia por trás de todos os problemas do mundo?
Sabemos das culpas, das pistas, das realidades negras, da propaganda. Sabemos do sangue, suor e lágrimas das cidades e aldeias ucranianas. Mas está a Rússia por trás de todos os problemas do mundo?
A diversidade étnica, demográfica e regional da Moldova reflete-se nos atos eleitorais, com populações mais russificadas, conservadoras e céticas em relação à UE de um lado, e outras mais urbanas e pró-ocidentais do outro.
Os 27 condenaram a "interferência maligna sem precedentes" perpetrada por Moscovo e Josep Borrell acrescentou que o bloco comunitário vai continuar a apoiar o país, que é candidato desde 2022.
Maia Sandu e os seus apoiantes têm alertado para a existência de uma forte campanha de desinformação e compra de votos patrocinada pela Rússia e os seus apoiantes no país.
Rússia e China ausentes no evento que acontece na Suíça este fim-de-semana e que reunirá cerca de 90 países e organizações internacionais. Objetivo de Zelensky, que atravessa altura delicada, será de reunir mais apoio.
Perto de 50 líderes de países da Europa reúnem-se hoje em Granada para debater o futuro do continente em mais uma cimeira da Comunidade Política Europeia, um fórum criado em 2022, após a invasão russa da Ucrânia.
Segundo a presidente moldova, o plano russo inclui a entrada no país de cidadãos vindo da Rússia, Montenegro, Bielorrússia e Sérvia com o objetivo de iniciarem protestos para "alterar o governo legítimo para um governo ilegal controlado pela Federação Russa".
Viktor Gusan e Ilya Kazmaly, antigos agentes da polícia, lideram um império responsável por mais de 60% da economia do enclave independentista dentro da Moldávia.
Desde o início da semana que os separatistas da Transnístria dizem que foram alvos de “atentados terroristas” levados a cabo pelas forças ucranianas. Em causa está uma explosão no Ministério da Segurança em Tiraspol, outra numa torre de rádio e um ataque a uma unidade militar. Mas que região é esta e qual a sua importância no conflito na Ucrânia?
Maia Sandu pediu "calma" e anunciou medidas para fortalecer a segurança do país que faz fronteira com a Ucrânia, após uma série de explosões na região separatista pró-Rússia da Transnístria.
A presidente da Moldávia convocou uma reunião de segurança urgente depois das explosões que danificaram as antenas de rádio na região separatista da Transnístria.
Catalin Schitco é filho de pais moldavos e vive em Portugal desde os dois anos. Tem família junto à fronteira da Ucrânia.
O candidato pró-russo Igor Dodon lidera os resultados das presidenciais na Moldávia, ex-república soviética que vive uma profunda crise política, de acordo com os primeiros resultados parciais da segunda volta.