Sábado – Pense por si

Transnístria: a região que oficialmente não existe, mas tem governo e moeda

Márcia Sobral
Márcia Sobral 27 de abril de 2022 às 20:00

Desde o início da semana que os separatistas da Transnístria dizem que foram alvos de “atentados terroristas” levados a cabo pelas forças ucranianas. Em causa está uma explosão no Ministério da Segurança em Tiraspol, outra numa torre de rádio e um ataque a uma unidade militar. Mas que região é esta e qual a sua importância no conflito na Ucrânia?

A Transnístria é uma região separatista da Moldávia, apoiada por Moscovo, e que faz fronteira com a Ucrânia. Nos últimos dias registaram-se uma série de explosões na região que pode acabar por se tornar também numa vítima da guerra. Os separatistas dizem estar a ser alvos de ataques organizados pela Ucrânia e a Rússia já veio demonstrar "preocupação". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Rússia continua a querer tudo

Trump esforçou-se por mostrar que era dele o ascendente sobre Putin. Mas o presidente russo é um exímio jogador de xadrez. Esperou, deixou correr, mas antecipou-se ao encontro de Zelensky em Washington e voltou a provar que é ele quem, no fim do dia, leva a melhor. A Rússia continuar a querer tudo na Ucrânia. Conseguirá continuar as consequências dos ataques a refinarias e petrolíferas?