Uma guerra suja
A tensão entre política e justiça nasce, antes de tudo, do fracasso da ética pública.
A tensão entre política e justiça nasce, antes de tudo, do fracasso da ética pública.
Décadas à procura de uma solução para os dois Estados tornaram-no central nos esforços pela paz no Médio Oriente. Peça no plano de Trump, próximo do genro deste, volta à ribalta depois de acusações de misturar interesses económicos com influências políticas através da sua fundação.
A empresa portuguesa do português apanhado no escândalo de corrupçao do Parlamento Europeu. Pagar para largar o telemóvel umas horas. E o que fazer este fim de semana (mesmo com telemóvel)
Autoridades belgas suspeitam que Nuno Wahnon Martins usava uma empresa portuguesa sua para pagar a eurodeputados. Em Portugal, é sócio-gerente de consultora portuguesa que explodiu faturação em 2023.
António Vitorino esteve ligado a mais de uma dúzia de empresas, abriu portas entre o poder político e o económico e já foi visado em várias polémicas.
Será que existe respeito pelas mulheres quando, perante a evidente falência do sistema judiciário no seu todo - logo, também do sistema judicial - em proteger a vida e a integridade física e mental das vítimas de violência em ambiente familiar (maioritariamente mulheres e crianças) e das vítimas de violência de género, nada se faz para alterar essa situação?
Tem 1,98 m, gosta de pilotar aviões (tem dois), é católico e rico sem complexos. Quem é e o que defende o conservador Friedrich Merz, que lidera confortavelmente as sondagens a dois meses das eleições na Alemanha.
Antiga ministra das Finanças de Passos Coelho foi ouvida, nesta quarta-feira, no Parlamento Europeu, depois de indigitada comissária para os Serviços Financeiros e União da Poupança e dos Investimentos.
A fundadora da Genspect esteve em Lisboa durante o congresso da organização e falou com a SÁBADO. A irlandesa alerta para os riscos da transição de genéro ser feita em jovens que se podem arrepender, como os que apoia na associação.
Eurodeputado tinha dois vencimentos: como comentador a recibos e como jornalista dos quadros. SÁBADO consultou declaração de rendimentos dos 21 eurodeputados portugueses.
Lobista-mor da República para uns, advogado e executivo dedicado para outros, o ex-político José Luís Arnaut acumulou uma dúzia de cargos nos setores mais poderosos da economia: energia, turismo, futebol, advocacia, finança. Será protagonista nas negociações com o Estado para o novo aeroporto. Este é o seu trajeto até ao topo.
A primeira é lícita, porque (auto)regulada e de interesse público, a segunda é ilícita, incluindo a criminosa, porque contraria a lei e, ou, a ética pública.
Para tentar concretizar os negócios envolveu o então CEO do Banco Carregosa, um alto quadro do BES e Miguel Relvas. A investigação da PJ terminou no fim de 2022, mas o MP adiou o fim do caso porque mandou transcrever de forma integral mais de mil escutas telefónicas. O caso arrasta-se há 10 anos, mas recentemente Veiga conseguiu que um juiz de Cabo Verde lhe libertasse cerca de €60 milhões que estavam apreendidos a pedido das autoridades portuguesas. Depois, tentou transferir quase €37 milhões – e nasceu um novo processo.
Em causa está o acordo feito em 2021 entre a Comissão Europeia e a Pfizer para a entrega de doses de vacinas contra a covid-19. Caso de suspostas interferências estava a ser investigado pelos tribunais belgas e passa para a jurisdição europeia.
Um acordo criminoso não cumprido na venda de um terreno público que iria defraudar o Estado. Uma autarca endividada por empréstimos pessoais e que tomava decisões após consultar uma “conselheira espiritual”. O dinheiro encontrado num cofre e em envelopes. E o alegado pacto do deputado do PS com os dois amigos que tinham feito juras de fidelidade nos templos da maçonaria.
O vice-presidente da associação Frente Cívica considera que a Presidência tem ainda esclarecimentos a dar sobre o caso das gémeas luso-brasileiras que receberam tratamento no Santa Maria com o medicamento mais caro do mundo.