Sábado – Pense por si

Nas autárquicas teve um resultado residual, em Coimbra
Rita Rato Nunes

José Manuel Pureza: a rezar a Deus e a Marx

Foi o único deputado católico do BE e rosto da luta pela eutanásia: "Não funciono por gavetas". Menos radical que a atual direção, é candidato à liderança do partido. Cinéfilo, bem-humorado e "dá-se com todos" (do PCP ao CDS).

Rita Rato Nunes

A ascensão e queda do Bloco

Derivas temáticas, caos interno, eleitorado volátil levaram a resultados surpreendentes (19 deputados) e desastrosos (uma). O BE caminha para o fim?

Era tempo de uma renovação

Mariana Mortágua tem graça. Afirmou que o BE pretendeu juntar "novas e velhas gerações", convocando "toda a experiência, toda a energia para fazer esta campanha eleitoral".

António José Vilela

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

Esta é a história das escutas do traficante e do bruxo Demba; da denúncia à PGR e do juiz vingativo; dos testemunhos temerosos dos funcionários judiciais e das vigilâncias manhosas da PJ; do cofre, das notícias da Covid e da vozeria criminosa do jornalista. E ainda da briga com o procurador Centeno e do tribunal relapso; das acumulações de Alexandre e de como muitos andaram à procura de Ivo.

Margarida Davim

Catarina Martins: Dez anos foram muito tempo e mudaram o BE

Durante os 10 anos em que Catarina Martins esteve à frente do Bloco de Esquerda, muita coisa mudou. O que fica de um mandato que acabará neste fim de semana na Convenção que deverá eleger Mariana Mortágua como sua sucessora na liderança?

Margarida Davim

A lei da eutanásia foi aprovada (pela quarta vez). E agora?

O debate sobre a eutanásia começou em 1995, mas foi em 2021 que o Parlamento aprovou a primeira lei. Desde então, já foram aprovadas quatro versões. A última foi aprovada esta sexta-feira e deverá seguir para Belém depois da Páscoa. Mas o que mudou e que dificuldades pode haver ainda?

Margarida Davim

Bloco de Esquerda: Sai Catarina. Segue-se Mariana?

Mariana Mortágua é a mais provável sucessora de Catarina Martins, que anunciou a esperada saída num momento que apanhou muitos de surpresa. Críticos lamentam debate em torno de nomes e reclamam renovação no Parlamento e no secretariado.

Lusa

Eutanásia: "Há maioria no Parlamento para ultrapassar um veto"

Catarina Martins disse que "não há nenhuma razão para que não haja uma lei [sobre a eutanásia]" e, frisou, "sobretudo não há nenhuma razão para que em Portugal não tenhamos uma lei com esse respeito pelas pessoas que no fim da vida estão em grande sofrimento".

Nuno Tiago Pinto

EXCLUSIVO. A escuta que envolve o juiz Ivo Rosa

Um arguido detido num processo de tráfico de droga foi apanhado numa conversa telefónica a dar instruções à namorada sobre como fazer chegar dinheiro ao magistrado judicial. À SÁBADO, Ivo Rosa nega ter recebido qualquer quantia e garante: “Não percebo qual é o objetivo disto”.

Bloco promete projeto de lei da eutanásia para primeiro dia da legislatura

"A garantia que vos quero dar é que no primeiro dia da próxima legislatura, o Bloco de Esquerda apresentará o projeto de lei para despenalizar a morte assistida com uma formulação que vai ao encontro do que foram os reparos do Tribunal Constitucional, desfazendo todas as dúvidas de eventuais ambiguidades que alguém tenha sentido", anunciou.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana