Sábado – Pense por si

Editorial

O ataque cobarde

O ataque de um bando de nazis a um actor do grupo de teatro A Barraca não é um episódio solto nem apenas cobarde. É cobarde mas é mais do que isso. Ele é a representação simbólica e material da agressão a toda uma sociedade que se revê na cultura.

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

Vasco Rato

O ocaso de Macron na hora de Le Pen

Oito anos depois de criar o En Marche, o Presidente, preso num labirinto construído por ele, dissolve a Assembleia Nacional e mergulha França nas eleições mais polarizadas das últimas décadas.

Cuidados Intensivos

Circo de feras

A forma histérica como as elites mediáticas dão palco e importância a fenómenos marginais é um dos combustíveis para que os marginais se tornem centrais. Apontar o dedo ao povo bruto/racista/fascista (escolham vocês) só consola as almas simples.

Susana Lúcio

O Tinder da extrema-direita

Um casal criou um site de encontros para pessoas alinhadas com Le Pen. Tem de se indicar a etnia, a nacionalidade e o partido político. Já ultrapassou os 3.500 membros – e há portugueses inscritos.

Débora Calheiros Lourenço

Jordan Bardella sucede a Marine Le Pen

É a primeira vez na história partido de extrema direita francês, Rassemblement National, que o líder não faz parte da família Le Pen.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)