Sábado – Pense por si

Sónia Bento

Javalis à solta na cidade

Os porcos selvagens invadem o centro de Setúbal, em busca de alimento. Tornaram-se uma praga que é preciso combater e só na zona da Arrábida são abatidos, por ano, entre 400 e 600.

Ângela Marques

Turismos rurais: 20 alojamentos de norte a sul

Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.

Raquel Lito

As redes criminosas para furto de cães em Portugal

Fazem fortunas a vendê-los (a mais de €2.000 cada), mas também os usam para a captura ilegal do ouriço-cacheiro. Muitos morrem, outros apanham sarna e carraças. A GNR registou 59 crimes deste tipo, desde o início de 2025 até 26 de maio – a incidência é maior nos distritos de Lisboa e de Beja.

Sónia Bento

Caçar lobos vai ser possível?

Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.

Markus Almeida

As caçadoras portuguesas sem medo e com muito estilo

Quatro mulheres contam como começaram na caça e o que as faz voltar ao campo, uma e outra vez, atrás de javalis, veados, perdizes, pombos ou patos, sabendo que serão as únicas entre homens.

Lucília Galha

Sousa Tavares: A história de uma família rebelde

Uma aristocrata que faz poesia casa-se com um advogado antifascista. Têm cinco filhos que herdam os seus talentos. Na terceira geração, há dois netos que escrevem como os avós, e outro que dirige uma orquestra. Os Sousa Tavares nunca foram convencionais e tornaram-se numa das famílias mais mediáticas do País.

Susana Lúcio

Estas raças de cães já desapareceram

O Molossus da Grécia Antiga lutava contra leões, o Talbot foi retratado em brasões na Idade Média e o Turnspit trabalhava nas cozinhas dos castelos galeses. Todos se extinguiram.

Filipa Vaz Teixeira

84 coisas para ver, fazer e provar no Alentejo, do litoral ao Alqueva

Sem perdermos as praias de vista, mergulhámos no Alentejo profundo. Chegados ao coração desta região, a poucas horas de Lisboa, encontrámos as belas aldeias ribeirinhas do Alqueva. Se na costa alentejana ainda há segredos por descobrir, imagine o que outros caminhos lhe podem mostrar. Partimos rumo ao interior.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.