Sábado – Pense por si

Javalis à solta na cidade

Sónia Bento
Sónia Bento 15 de julho de 2025 às 23:00

Os porcos selvagens invadem o centro de Setúbal, em busca de alimento. Tornaram-se uma praga que é preciso combater e só na zona da Arrábida são abatidos, por ano, entre 400 e 600.

Grupos de javalis, que descem a serra da Arrábida e circulam à solta pelo centro de Setúbal já se tornou normal para os moradores. Destroem jardins, atravessam no meio do trânsito e invadem esplanadas em busca de comida, devido à escassez de recursos naturais no seu habitat. "Normalmente nos fins de semana e nos dias de maior calor, à noite, descem à baixa da cidade. Há dias, andaram a foçar o relvado em frente ao Convento de Jesus e na Avenida Luísa Todi. Isto já não é de agora. Nos últimos anos tem sido assim. Eles aparecem e desaparecem", conta um setubalense à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.