Sábado – Pense por si

Uma pérgola mediterrânea

Gonçalo Câmara
Gonçalo Câmara 30 de novembro de 2024 às 07:00

O Sul é a terra dos pardais, das garças, dos melros e das carriças.

Há qualquer coisa de sedutor num alpendre. Quem diz num alpendre diz num pátio, num terraço, numa pérgola conquistada sem piedade por jades, ipomeias ou jasmins-de-Madagáscar. Há sempre uma mesa posta. E nessa mesa há garrafas e copos. Há mais do que um queijo já ratado por espertos e felizes que não perderam tempo. Há aperitivos e digestivos. Há pratos e talheres. E há cinzeiros e velas aromáticas já sem pavio. Há cera gasta e exausta nas toalhas daquelas noites que demoraram vidas onde cismámos o infinito.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.