O autêntico Turismo Rural numa paisagem que evoca a savana
Parar o tempo e mergulhar em plena natureza beirã num refúgio de sonho é a proposta da Herdade dos Abegões, um alojamento onde a paisagem envolvente, os animais selvagens, o lazer e o conforto estão em harmonia.
Situada no concelho de Idanha-a-Nova e a 14 km de Monfortinho, a Herdade dos Abegões, com 450 hectares, é um lugar simultaneamente casa e refúgio, enquadrada por vales e planícies de azinheiras, eucaliptos e pinheiros a perder de vista. Em sintonia com a natureza, é o lugar perfeito para provar a gastronomia beirã, fazer da mesa um encontro de amigos e da fantástica piscina exterior um ponto de encontro nos dias quentes de verão. A experiência única de ter uma herdade completa em exclusivo para um grupo de amigos ou família, é uma oportunidade única para fazer umas férias inesquecíveis, beneficiando de um serviço integrado de refeições e housekeeping, para desfrutar de um tempo de qualidade, com todo o conforto. Não faltam propostas originais para que o tempo aqui passado se transforme numa memorável reconexão com a natureza, seja
através de um safari, um piquenique no campo ou simplesmente uma caminhada, bebendo da tranquilidade rural e admirando a paisagem envolvente.
A Herdade dos Abegões é sofisticada, mas muito autêntica. Com interiores que destacam a construção e arquitetura tradicionais com recurso aos materiais da região como a madeira, o xisto e o ferro, a casa tem uma decoração 100% rústica, com mobiliário robusto, texturas artesanais e uma paleta de tons terra, quente e acolhedora, que remete à natureza, ao campo e à simplicidade.
A casa principal oferece quatro suites - 2 com vista para a piscina e 2 com vista para a herdade -, uma acolhedora sala de estar com lareira, uma sala de bilhar, uma espaçosa sala de jantar, duas casas de banho partilhadas e uma cozinha
totalmente equipada. Junto à casa principal, existem ainda sete quartos duplos, cada um com uma casa de banho privativa. Todas as acomodações incluem um terraço privado com cadeiras para um retiro íntimo.
O jardim confunde-se com a paisagem circundante. Nele se destaca a piscina que promete ser o epicentro da casa, com um bar e um local de refeições exterior para poder contemplar a paisagem a qualquer hora. Para conforto total dos seus hóspedes, as estadias incluem um staff completo, disponível para criar experiências gastronómicas memoráveis ao almoço ou jantar, protagonizadas por pratos que honram as receitas mais tradicionais da culinária beirã como é o caso do Menu Abegões, para desfrutar In House. Em alternativa é também possível requisitar refeições para levar durante as muitas atividades possíveis de usufruir fora de portas. E não faltam atividades e locais incríveis para aproveitar o tempo da melhor maneira.
Atividades outdoor dentro e fora da herdade
A casa é chave para a paisagem circundante e para júbilo dos amantes da natureza há uma variedade de experiências e destinos por explorar. Quem desfruta a Herdade acaba por conviver com a vida animal, sendo um dos serviços mais diferenciadores e requisitados o Safari de Jeep, durante o qual se podem avistar, com toda a segurança, veados, javalis, e muflões, considerados os mais selvagens da família dos carneiros.
Fica também o convite a conhecer melhor a Herdade através de outras atividades In House. Para desfrutar sem pressas dos melhores spots, é possível agendar o serviço de Piquenique ao Ar livre, com um menu inspirado nos sabores e saberes da região, cercado pela sinfonia da natureza. É igualmente irresistível deixarmo-nos envolver pela beleza natural durante uma caminhada no campo ou um passeio de bicicleta, vislumbrando apenas paisagem, ouvindo os pássaros, sentindo o cheiro da terra e da vegetação.
Fora do perímetro da Herdade, há um vasto património histórico e geológico por explorar, desde passear pela famosa rota das aldeias históricas como Penha Garcia, Monsanto e Idanha-a-Velha, relaxar nas Termas de Monfortinho, fazer caminhadas pela Rota do Erges ou Rota dos Fósseis ou refrescar em passeios de Kayak ou nas maravilhosas praias fluviais da região. Porque os Abegões estão bem próximos da fronteira, fica também o convite para dar um pulo a Espanha, para visitar a famosa Ponte Romana de Alcântara e a Cidade de Coria.
No regresso, haverá sempre um refúgio idílico, à espera do merecido repouso ao por-do-sol, um bálsamo para o corpo e alma, antes de nos deixarmos embalar pela mística de uma noite estrelada.
Sobre a Herdade dos Abegões
Apaixonados pela natureza e por África, os irmãos Pedro Garcia de Matos e Filipe Garcia de Matos, dedicaram-se a desenvolver na Herdade dos Abegões um conceito autêntico de turismo rural em Salvaterra do Extremo, perfeitamente integrado na natureza. Recuperada em 2020 a partir de um antigo curral de ovelhas, o espaço mantém a sua história através de uma construção assente em práticas tradicionais e materiais naturais, como o xisto e a madeira, de forma a preservar a autenticidade da arquitetura e refletir a estética típica da região. O nome foi inspirado naquele que cuida. Um abegão tem a seu cargo tanto a abegoaria como a casa. Trata do espaço da natureza, assim como trata do espaço do homem. Situada na arrebatadora região do Parque Natural do Tejo Internacional, a Herdade dos Abegões é hoje num refúgio de sonho que respira tranquilidade, um lugar que
assenta na raiz da paisagem e onde o chamamento pela natureza beirã é uma constante.
Herdade dos Abegões - a natureza beirã numa quinta de charme
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.