Sábado – Pense por si

Caçar lobos vai ser possível?

Sónia Bento
Sónia Bento 02 de abril de 2025 às 23:00

Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.

Existem cerca de 250 a 300 lobos ibéricos em Portugal. Cada um pode comer cerca de 10 quilos numa refeição. Mas o número destes predadores já deveria ter aumentado significativamente no nosso país e tem acontecido o inverso – a população destes animais diminuiu em cerca de 20%. A maioria dos lobos encontra-se a norte do rio Douro, em grupos relativamente estáveis. Os restantes, cerca de 14%, vivem a sul do rio e já numa situação mais precária, distribuídos por alcateias dispersas. "Tem de haver mais reforços populacionais de presas [alimento] para o lobo e isso não é visto com bons olhos. A nossa mentalidade tem sido no sentido de artificializar e não de naturalizar o território", diz Paulo Lucas, membro da direção da Associação Zero e coordenador da área da conservação da Natureza e da biodiversidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.