Sábado – Pense por si

Caçar lobos vai ser possível?

Sónia Bento
Sónia Bento 02 de abril de 2025 às 23:00

Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.

Existem cerca de 250 a 300 lobos ibéricos em Portugal. Cada um pode comer cerca de 10 quilos numa refeição. Mas o número destes predadores já deveria ter aumentado significativamente no nosso país e tem acontecido o inverso – a população destes animais diminuiu em cerca de 20%. A maioria dos lobos encontra-se a norte do rio Douro, em grupos relativamente estáveis. Os restantes, cerca de 14%, vivem a sul do rio e já numa situação mais precária, distribuídos por alcateias dispersas. "Tem de haver mais reforços populacionais de presas [alimento] para o lobo e isso não é visto com bons olhos. A nossa mentalidade tem sido no sentido de artificializar e não de naturalizar o território", diz Paulo Lucas, membro da direção da Associação Zero e coordenador da área da conservação da Natureza e da biodiversidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.