Juíza de Vila do Conde recusa julgar burla no aumento de capital do BES
Magistrada recusou cumprir decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Caso aguarda julgamento há mais de três anos.
Magistrada recusou cumprir decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Caso aguarda julgamento há mais de três anos.
Indignado com perguntas de assistentes e dos procuradores, Fernando Ulrich questionou muitas vezes o porquê de o tribunal "querer saber de um empréstimo de 100 milhões" e não de um buraco "de 20 mil milhões".
O empresário que morreu em 2018 acusou Ricardo Salgado de comprar Marcelo Rebelo de Sousa entregando trabalho jurídico do BES à antiga companheira do atual Presidente da República, Rita Amaral Cabral.
Este regime aplica-se apenas a adultos, é sobretudo usado para efeitos cíveis e o substituto designado serve sobretudo para tomar decisões pela pessoa que se encontra diminuída relativamente a questões não judiciais. "É uma boa notícia", disse advogado.
O antigo administrador do BESI afirmou que Ricardo Salgado lhe ofereceu mais capital para o seu banco em troca de Ricciardi não levantar tantas ondas sobre a situação do BES.
Depois de alguns contratempos na reprodução do depoimento do ex-banqueiro feito em 2015, ouviram-se os primeiros 40 minutos nos quais Salgado fala do GES e do seu colapso.
Os quatro arguidos "nunca firmaram qualquer pacto corruptivo ou pacto administrativo" com a cúpula superior do BES/GES, afirmou o advogado.
Advogado lamenta que em dez anos os seus clientes não tenham tido qualquer tipo de compensação. "Uma justiça que se arrasta por décadas, que não responde às necessidades imediatas das vítimas, deixa de ser justiça", acrescentou Nuno Silva Vieira.
Juíza lamentou não ter espaço para receber todos os que desejam assistir ao julgamento, mas diz que não é capaz de fazer o "milagre da multiplicação dos lugares".
Na exposição introdutória, a procuradora sublinhou a dimensão do caso, avisando que o julgamento se irá arrastar por muito tempo.
O ex-banqueiro chegou a tribunal visivelmente debilitado, tendo abandonado a sala de audiências depois de ser identificado pela juíza.
A manifestação iniciou-se pelas 08h30 e atrás da carrinha estão 16 pessoas vestidas de preto, de cara tapada, e com os nomes de lesados do BES que já morreram estampados nas camisolas.
Onde os ministros foram buscar os assessores? Uma antiga assessora de Sócrates está a trabalhar com Luís Montenegro e há quem passe diretamente do anterior para o atual Governo. E mesmo assim foi difícil compor os gabinetes.
Esta semana, foi revelado que a detenção de crianças migrantes junto às fronteiras poderá ser uma realidade com as novas leis da UE. Ativista Miguel Duarte critica medidas.
Grupo ultra-conservador invadiu, ontem, missa promovida por católicos LGBT.