Sábado – Pense por si

Advogado critica tribunal por lesados não poderem assistir ao julgamento

Juíza lamentou não ter espaço para receber todos os que desejam assistir ao julgamento, mas diz que não é capaz de fazer o "milagre da multiplicação dos lugares".

O representante dos lesados do BES, o advogado Nuno Silva Vieira, criticou o tribunal por não dar condições suficientes para que quem deseje possa assistir ao julgamento.

EPA/TIAGO PETINGA

O advogado referiu que várias pessoas vieram dos mais variados pontos do País para assistir ao julgamento e tiveram de ficar fora do edifício pela falta de lugares. "Estão impedidos de assistir à sessão que tem um carácter público", referiu o advogado. "Este julgamento não é do Estado, nem dos arguidos, é de todos. Todos os portugueses", sublinhou.

A juíza lamentou que não tenha "lugares suficientes para todos poderem assistir", mas lembrou que o julgamento decorre de portas abertas, mas que existem limitações físicas que não podem ser sanadas. "Gostaria muito de fazer o milagre da multiplicação de lugares", mas não é possível. 

Esta terça-feira dezenas de lesados do BES/GES estiveram no Campus de Justiça, tendo inclusive confrontado o ex-banqueiro. 

Começou esta terça-feira o julgamento do BES/GES. Os arguidos que estão a ser julgados são Ricardo Salgado - que liderou o BES durante mais de 20 anos -, que responde por 62 crimes, entre eles um crime de associação criminosa, 12 de corrupção ativa no setor privado, 29 de burla qualificada, cinco de infidelidade, um de manipulação de mercado, sete de branqueamento de capitais e sete de falsificação de documentos; Francisco Machado da Cruz, Amílcar Morais Pires, Isabel Almeida, António Soares, Paulo Ferreira, Pedro Almeida e Costa, Cláudia Boal Faria, Pedro Cohen Serra, Nuno Escudeiro, Pedro Pinto, Manuel Fernando Espírito Santo, João Martins Pereira, Etienne Alexandre Cadosch e Michel Charles Creton. As três empresas a julgamento são a Rio Forte Investments, Espírito Santo Irmãos, SGPS e Eurofin.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.