
AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa
AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa Entre março e junho, grandes nomes da cultura revelam faces desconhecidas da Avenida da Liberdade
AVENIDA CONVIDA é o novo ciclo de talks sobre Lisboa Entre março e junho, grandes nomes da cultura revelam faces desconhecidas da Avenida da Liberdade
Bolo de origem alemã está associado a celebrações judaicas. Introduziu-se facilmente na doçaria portuguesa devido ao gosto dos portugueses por doces fritos, aponta investigadora.
Valter Hugo Mãe, José Tolentino Mendonça e Irene Flunser Pimentel são alguns dos convidados desta iniciativa que inclui conversas, sessões de cinema e uma exposição.
Casada com um diplomata suíço, criada na elite do Estado Novo, Ana Silva Pais abandonou tudo pela revolução cubana. Foi tradutora de Fidel e só voltou a Portugal para ajudar o pai, Silva Pais.
Há mais de três milhões documentos a serem trabalhados que vão revelar os lados escondidos do antigo Presidente, que guardava tudo.
O historiador britânico Duncan Simpson considera que em Portugal falta um estudo aprofundado sobre como os "portugueses comuns" se relacionavam com a PIDE. E assegura que havia quem não soubesse da existência da polícia política.
O jornalista foi criticado por declarações durante uma entrevista à RTP no âmbito do lançamento de dois livros sobre o Holocausto. José Rodrigues dos Santos rejeita ter humanizado a Solução Final.
Além de Aristides Sousa Mendes, que em julho de 1940 desobedeceu às ordens de Oliveira Salazar, concedendo milhares de vistos, outros diplomatas tiveram intervenção direta no salvamento de judeus e outros refugiados.
Marianne Birthler, que fala em Lisboa esta tarde, foi a responsável pela abertura dos arquivos desta organização e enfrentou até a oposição de Kohl, que queria manter o seu passado fechado.
"As longas noites de Caxias" cruza a história de duas mulheres que ficaram na história da PIDE: uma foi torturada, a outra tinha prazer em torturar.
"Acho que é fundamental falarmos das pessoas, de que forma é que elas marcaram e foram marcadas pelo seu próprio trabalho na polícia política", afirma a historiadora.
João Pereira Coutinho acredita que Bolsonaro estará "bastante limitado" na capacidade de governar e que a "turba primitiva" que o segue pode ser o maior problema.
"Fascista" tem sido dos adjectivos mais usados para classificar Jair Bolsonaro. A historiadora Irene Flunser Pimentel respondeu às questões da SÁBADO sobre fascismo.
"Fascista" tem sido dos adjectivos mais usados para classificar Jair Bolsonaro. Será justo chamar fascista ao candidato brasileiro? Jaime Nogueira Pinto, Irene Flunser Pimentel e João Pereira Coutinho respondem.
Mais de 400 personalidades subscreveram uma carta aberta à presidente da Fundação de Serralves contra as restrições à exposição de Robert Mapplethorpe.
Limitações terão provocado a demissão do curador e diretor artístico do museu.