Sábado – Pense por si

SÁBADO

Preta Gil, uma mulher sem medo

Falava abertamente de qualquer temática. Na autobiografia lançada há um ano, dissertou sobre cancro, infância e traição. Assim era Preta Gil, a liberdade em pessoa.

Sofia Parissi

Cesarianas aumentaram no SNS. Quais os riscos?

"Caracteristicamente, os riscos de infecções, de hemorragias e de lesões são superiores num ato cirúrgico", afirma Fernando Cirurgião, diretor do serviço de obstetrícia do Hospital de São Francisco Xavier.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Sónia Bento

O mistério sobre o estado de saúde da princesa de Gales

A princesa fez uma "cirurgia abdominal", mas vai ficar internada entre 10 a 14 dias e só voltará a ser vista depois da Páscoa. Casa Real não explica o diagnóstico, mas garante que não é um problema oncológico.

Lucília Galha

Sim, a cura pode estar no cocó

O conteúdo dos intestinos pode ser a resposta para tratar doenças como o cancro, o autismo ou a diabetes. Não é futurismo: já se fazem transplantes de fezes em Portugal.

Susana Lúcio

E se pudesse ter um sensor que detetasse os seus erros alimentares?

Comer arroz com frango provoca um pico de glicose mais elevado do que se juntar legumes e vai sentir fome mais depressa. Esta foi uma das lições aprendidas pela SÁBADO durante os 14 dias em que usou um sensor de glicose, aparelho que em Portugal só é comparticipado para doentes diabéticos

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h