Sábado – Pense por si

Cuidados intensivos

Viver às escuras

O País ficou às escuras com um apagão colossal e singular. Porquê? Não sou especialista, mas leio os especialistas. E todos, com impressionante concórdia, relembram que a energia renovável, sem mecanismos para estabilizar a rede, é mais propensa a estes humores. Que tenciona o País fazer em relação a isto?

Andreia Antunes

Como ter mais chuva no sul da Península Ibérica? "Plantar florestas"

Criação de florestas trará mais humidade e chuva, reduzindo drasticamente a seca no sul da Península Ibérica e trazendo de volta o clima mediterrânico. Esta é a ideia do investigador universitário Gil Penha-Lopes que explica à SÁBADO como funciona, esperando que voluntários se juntem ao projeto.

João Carlos Barradas

A guerra vista da Rússia: Moscovo não acredita em lágrimas

No país prevalece a doutrina de que a Pátria está sob ameaça, cerceada na justa ambição de salvaguardar valores russos na luta contra ocidentais apostados na destruição da ideia de família fiel ao Estado e seus valores.

Instantâneos (ou quase) 104

O MP quer Vieira julgado por dar bilhetes ao juiz Rui Rangel para ver jogos do Benfica. Se se fosse ver todos aqueles que até mendigaram para ver a bola à borla, havia muita gente para acusar entre políticos, magistrados, polícias e... jornalistas.

Débora Calheiros Lourenço

Natal sem iPhones? Covid-19 continua a afetar fábrica na China

A China mantém a política covid zero, impondo confinamentos, testes em massa e quarentenas. Esta política tem tido um efeito importante na economia, levando à diminuição das importações e das exportações e à perda de valor da moeda chinesa.

Instantâneos (ou quase) 103

Muitos respiraram de alívio, porque consideram que a democracia irá regressar ao Brasil. Mas ninguém se deve esquecer de que foi com Lula e o seu gangue de apaniguados que se atingiu um patamar de corrupção nunca visto.

Instantâneos (ou quase) 102

Alguns advogados ficaram melindrados porque o diretor da PJ os acusou de "terrorismo judiciário". Imagine-se quando os acusarem de não alertar as autoridades por causa da lavagem de dinheiro de clientes.

Instantâneos (ou quase) 101

O presidente do PS já nos habituou há muito a declarações e comportamentos pouco recomendáveis. Só isto justifica que diga que os casos de incompatibilidades de detentores de cargos públicos são "historietas histriónicas".

Instantâneos (ou quase) 100

“Uma sociedade que subvalorize a literatura, a história, a filosofia e as artes não está a caminhar numa direção segura.” Parece tão óbvio, mas ser Henrique Leitão, um historiador de ciência e prémio Pessoa 2014, a dizê-lo é muito bom.

Instantâneos (ou quase) 99

Sou só eu que acho que o ministro da Economia não vai durar muito? Costa Silva é desautorizado pelas Finanças, não se coordena com os próprios secretários de Estado e parece sempre meio deslocado em público.

Alfredo Leite

O Dragão de Komodo e outros bichos raros

Para travar a pressão provocada pelo turismo ávido de ver os dragões, a ilha aumentou o preço do bilhete para lá entrar. A crónica de Alfredo Leite para a SÁBADO Viajante

Instantâneos (ou quase) 98

Os advogados gostam tanto do juiz Ivo Rosa que o defendem em processos disciplinares e não lhe veem defeitos nas decisões (as mesmas que a Relação deita abaixo). Mas os advogados estão atentos a quem substitui o dr. Rosa, por exemplo no caso BES.

Instantâneos (ou quase) 97

Discutem-se agora os lucros excessivos na energia, se haverá lei ou não para taxar quem está a ganhar (e muito) com a crise. Aos que falam em populismo recomendo que vejam o preço dos... brócolos (aumento de 41%).

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)