Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
26 de abril de 2023 às 20:00

Numa democracia cabe isto e muito mais

Numa democracia pode-se aplaudir a visita de Lula a Portugal (e compará-lo com Bolsonaro, considerando este um troglodita), mas também se podem questionar as ligações do atual Presidente brasileiro aos esquemas de corrupção passiva.

Numa democracia os governos têm virtudes e cometem erros, às vezes, muitos. Numa democracia, os partidos da oposição lutam por nos darem novas soluções sociais e políticas e por serem alternativa de poder. Numa democracia, quem é escolhido, mais ainda com maioria absoluta, deve assumir na plenitude a governação, deve ter tempo para implementar o programa sufragado e ser avaliado no momento certo pelo que fez. Numa democracia (como a portuguesa), o Presidente da República não pode ser visto como o "colinho" ou a espada pronta a cortar às postas um governo quando as sondagens são boas ou más e o calendário eleitoral "aceitável".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.