Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

As sagas de quem fugiu de Angola há 50 anos

Partiram em colunas de mil carros, com bebés e crianças, atravessando a guerra e a natureza hostil. Saíram de traineira para a Namíbia e para Portugal. Penaram durante meses em campos de refugiados. Meio século depois contam o que viveram como se tivesse sido ontem.

Bruno Faria Lopes

A luta pelo mais alto tribunal do País

A saída iminente de três juízes do Constitucional – podem ser quatro – será um teste ao acordo informal com que o PS e o PSD dividem a influência há 43 anos.

9
Lucília Galha

As novas descobertas para superar a menopausa

Um conjunto de medicamentos e tratamentos revolucionários prometem acabar com os calores, as insónias, o mau humor e os efeitos na saúde mental associados à menopausa. Saiba ainda como prolongar a fertilidade e que alimentos deve comer e evitar.

As grandes dinastias de doadores

São das famílias mais ricas e influentes do País. Nos últimos cinco anos, movimentaram quase meio milhão de euros em donativos para os principais partidos

Bruno Faria Lopes

O que compram hoje 100 euros?

A resposta: muito menos do que no início de 2022. O cabaz alimentar escolhido pela SÁBADO, com base nos dados da DECO/Proteste, está quase 30% mais caro. Preços estão a corrigir este ano, mas não voltarão ao que eram.

Bruno Faria Lopes

Onde estaríamos sem os fundos europeus?

Portugal recebeu 161,4 mil milhões de euros em fundos comunitários desde a adesão. Apesar de serem a face mais visível do impacto da UE – não há área que não tenham tocado – continuam a ser pouco notados pela população. Podiam ter sido mais bem usados, mas tiveram – e têm – um enorme impacto positivo.

Maria Henrique Espada

Israel vs. Irão, o peso das armas

Teerão tem mísseis e drones, Telavive tem maior e melhor aviação e defesa aérea. Mas responder será opção política, mais do que militar.

Bruno Faria Lopes

O retrato-robô do senhor eleitor

Os resultados de 2022 e as sondagens desde então mostram coisas que sabemos – como o domínio do PS nos reformados – e mudanças que ampliam a incerteza.

6
Maria Henrique Espada

2024, o ano em que meio planeta vota

Nunca houve 365 dias com tanta gente a ir às urnas: 49% da população mundial, mais de 3.700 mi lhões de pessoas, em 64 países – e alguns dos maiores e mais importantes. São 12 meses para um recorde.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)