Um miúdo que ande descalço fica doente?
Este tem sido o mito mais difícil de eliminar. E acredita-se que o leite materno define a cor dos olhos do bebé ou que pulseiras de âmbar protegem as crianças
Este tem sido o mito mais difícil de eliminar. E acredita-se que o leite materno define a cor dos olhos do bebé ou que pulseiras de âmbar protegem as crianças
O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ) que foi acionada depois de a PSP ter sido chamada ao local pelas 2h30.
Caso transitou para a Polícia Judiciária e estão a ser apuradas as causas do sucedido. Mulher encontra-se sob vigilância das autoridades.
As doenças cardiovasculares continuam a ser as que mais matam, mas a ciência resolve-as cada vez melhor. Fazem-se cirurgias de peito aberto sem interromper os batimentos, há miniórgãos criados em laboratório para estudar medicamentos e pensos cardíacos com potencial para regenerar este músculo. Até a insuficiência deixou de ser uma sentença – já é possível viver com um coração artificial.
Realizam-se 12.000 por ano em Portugal - uma intervenção que elimina a dor lombar, devolve a mobilidade e é feita também em jovens.
O militar morreu este domingo, aos 78 anos. "Partiu sereno e com musicas de Abril", escreveu a família na publicação onde anunciavam a morte do coronel.
No Centro de Simulação NOVA-CUF aperfeiçoa-se a técnica para eliminar falhas, treina-se como comunicar más notícias e também como reagir a lesões no futebol.
Um em cada cinco portugueses vão ter cancro da próstata, a doença oncológica mais comum entre os homens. Os números explicam-se pelo embaraço que impede muitos homens de procurar ajuda médica.
Newsletter de quinta-feira
Associados a doentes em estado terminal, os cuidados paliativos devem ser administrados logo no diagnóstico, garante a coordenadora da Medicina Paliativa do Hospital CUF Tejo, Luísa Pereira.
Pedro Cruz estava atualmente na direção da Global Media e foi também diretor da rádio TSF. Foi vítima de cancro do pulmão.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
No Serviço Nacional de Saúde (SNS), na semana passada, os tempos médios chegaram a atingir as 18 horas.
No meio da crise no SNS são cada vez mais as pessoas empurradas para o privado. Os grandes grupos competem com o público até nos tratamentos mais complexos e têm cada vez mais médicos em exclusividade. Mais escolha tem um preço: os portugueses são dos que mais pagam do seu bolso em saúde.
Ainda não é possível regenerá-lo, mas há cada vez mais formas de o tratar. Intervenções através de cateteres milimétricos que permitem operar doentes octogenários, modelos de coração impressos a 3D para estudar cirurgias, pacemakers mais fisiológicos, máquinas que evitam que se morra à espera de transplante.
Cerca de 80% das pessoas vão ter dores de costas ao longo da vida. A ciência está a evoluir no sentido de fazer mais com menos estrago: há inúmeros procedimentos feitos só com agulhas e o paciente acordado, e cirurgias com sistema GPS ou óculos de realidade aumentada.