
Al Sharaa, o homem forte e um país retalhado
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
A queda de Assad surge ao retardador de uma Primavera Árabe longínqua num calendário hoje dominado por muitas outras inquietações. O futuro da Síria passou a ser ainda mais imprevisível.
Bashar al-Assad mantém-se na capital. Rússia e Síria estão a atacar militantes do Hayat Tahrir al-Sham, mas Moscovo já ordenou aos seus cidadãos que saíssem da Síria.
De acordo com o ACNUR, entre os recém-chegados, destaca-se a presença de crianças pequenas, uma vez que "cerca de 60% dos que atravessaram a fronteira tinham menos de 18 anos de idade".
Ataque ocorreu durante uma cerimónia de formatura, numa academia militar. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, eleva o número de mortos para 123.
Anfetaminas, exaustão militar e a reorientação estratégica dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, em busca de um compromisso de segurança com o Irão, abriram caminho à reintegração política na Liga Árabe.
A doutrina nuclear russa admite o uso de armas atómicas para responder a ameaças que ponham em perigo a existência do Estado – justamente os argumentos usados por Putin na guerra na Ucrânia. A análise de João Carlos Barradas.
A Vogue chamou-lhe “rosa do deserto”. Ficaram as sanções internacionais: enriqueceu com o desastre humano e tem tanto poder como o marido, que vai a votos dia 26.
Chefe do Pentágono referiu que o plano está em fase de discussão, não tendo sido ainda apresentado a Trump, que insistiu na retirada das forças norte-americanas da Síria e tem afirmado repetidamente a derrota do Estado Islâmico.
Observatório Sírio dos Direitos Humanos denuncia a morte de 27 soldados e considera estes os ataques mais mortíferos do Estado Islâmico desde a extinção do 'califado'.
O crítico aponta: "esta nova versão de Uma História Antiga, não chegando a ser desastrosa, fica muito aquém dos mínimos exigidos a um autor desta envergadura."
Ex-presidente Carles Puigdemont acusado de desviar dinheiro para a organização do referendo de outubro de 2017.
O "Plano regional de ajuda aos refugiados" tem como objectivo apoiar os mais de 5,6 milhões de sírios que se encontram em países do Médio Oriente.
Refugiadas sírias, algumas de apenas 12 anos, são casadas em cerimónias falsas com homens sauditas, a troco de dinheiro, sendo usadas e abusadas sexualmente, e depois abandonadas. Esta reportagem pode conter informação susceptível de perturbar as pessoas mais sensíveis.
No Irão, são refugiados e ilegais que aos olhos dos oficiais podem defender a República Islâmica. Recrutam-nos em troca de um visto. Os afegãos serão já o maior contingente estrangeiro a lutar por Assad.
O depósito estava situado num edifício residencial na localidade de Sarmada e pertencia a um traficante de armas que trabalhava para o HTS, formado por uma ex-ramificação síria da Al-Qaeda, que controla a maioria da província.