É ou não possível pôr fim ao "estado a que isto chegou"?
Apesar de muitas vezes me ter sentido e continuar a sentir-me "a voz que clama no deserto", não sigo o caminho daquele que nós ocidentais chamamos São João Baptista.
Apesar de muitas vezes me ter sentido e continuar a sentir-me "a voz que clama no deserto", não sigo o caminho daquele que nós ocidentais chamamos São João Baptista.
Pedro era um pescador humilde, Tiago um líder conservador, já o romano Paulo era um homem culto e viajado – juntos espalharam a mensagem politicamente incorreta de que todos eram iguais e pagaram um preço por isso: foram assassinados. Novas descobertas sobre estes homens permitem compreender como influenciaram a História.
Os culpados da morte de Jesus, o espião que queria ser português e o bom tempo do fim de semana são os destaques desta manhã.
O arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel fala das descobertas sobre a vida de Jesus.
Criticava os ricos, a hipocrisia dos sacerdotes e tinha uma multidão que o seguia. Num julgamento injusto, foi condenado. Por trás deste complô estão cinco homens: Pilatos, Caifás, Anás, Judas e Herodes Antipas. Novas investigações desmontam os mitos e desvendam o que levou a esta condenação.
A mãe, a discípula Maria Madalena, as irmãs Marta e Maria e as poderosas Joana e Susana são algumas das mais influentes do movimento que surgiu há mais de 2 mil anos. Esquecidas ou escondidas, os investigadores procuram saber quem foram.
Um construtor que não tolerava injustiças e que se transformou em mestre, sem saber ler. Dos 13 aos 29 anos ninguém sabe o que fez e há quem defenda que foi casado. Morreu depois de 18 horas de agonia, e dois mil anos mais tarde é uma das figuras mais procuradas pela arqueologia.
Não era uma prostituta, era uma das apóstolas mais importantes. Descendente de uma família com dinheiro, foi essencial no início do cristianismo. Investigadora Jennifer Ristine conta à SÁBADO as evidências desta revelação.
Era uma adolescente quando se casou com um noivo arranjado pelos pais. Não sabia ler nem escrever, mas criticava os ricos e poderosos. Teve uma família numerosa – possivelmente de oito filhos – e ficou viúva cedo. Afinal, quem foi a mãe de Jesus?
As vacinas causam crises sanitárias, a covid-19 não é mais do que uma gripe e "boa higiene" cura da doença. Padre ultraconservador pediu aos seus fiéis em Lisboa que não fossem vacinados.
Tinha três discípulos preferidos, era amigo de três mulheres e ficou devastado com a morte de um homem. Saiba quem eram os mais próximos de Jesus
Igreja na Califórnia colocou em exibição presépio de protesto na qual retrata a Família Sagrada como refugiados para alertar para a situação de migrantes nos Estados Unidos.
Estão 49 migrantes ainda retidos em dois navios de Organizações Não Governamentais de Malta, alguns dos quais há mais de duas semanas.
A catedral em Indianápolis, EUA, pôs também Maria e José numa cela de detenção para imigrantes.
Tiago pensava que Jesus era louco e só se converteu depois da ressurreição. Não comia carne nem cortava o cabelo. Rezava tanto que os seus joelhos eram duros como os de um camelo. Dois mil anos depois, um tribunal israelita decidiu que um ossário com o seu nome é verdadeiro
António Clemente escolheu a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, na Benedita, para a missa.