Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Quem eram os discípulos mais fiéis de Jesus?

Pedro era um pescador humilde, Tiago um líder conservador, já o romano Paulo era um homem culto e viajado – juntos espalharam a mensagem politicamente incorreta de que todos eram iguais e pagaram um preço por isso: foram assassinados. Novas descobertas sobre estes homens permitem compreender como influenciaram a História.

Vanda Marques

A conspiração para matar Jesus

Criticava os ricos, a hipocrisia dos sacerdotes e tinha uma multidão que o seguia. Num julgamento injusto, foi condenado. Por trás deste complô estão cinco homens: Pilatos, Caifás, Anás, Judas e Herodes Antipas. Novas investigações desmontam os mitos e desvendam o que levou a esta condenação.

Vanda Marques

As mulheres mais importantes na vida de Jesus

A mãe, a discípula Maria Madalena, as irmãs Marta e Maria e as poderosas Joana e Susana são algumas das mais influentes do movimento que surgiu há mais de 2 mil anos. Esquecidas ou escondidas, os investigadores procuram saber quem foram.

Vanda Marques

Os grandes mistérios da vida e morte de Jesus

Um construtor que não tolerava injustiças e que se transformou em mestre, sem saber ler. Dos 13 aos 29 anos ninguém sabe o que fez e há quem defenda que foi casado. Morreu depois de 18 horas de agonia, e dois mil anos mais tarde é uma das figuras mais procuradas pela arqueologia.

Vanda Marques

Maria Madalena era rica e influente

Não era uma prostituta, era uma das apóstolas mais importantes. Descendente de uma família com dinheiro, foi essencial no início do cristianismo. Investigadora Jennifer Ristine conta à SÁBADO as evidências desta revelação.

Vanda Marques

A verdadeira História de Maria

Era uma adolescente quando se casou com um noivo arranjado pelos pais. Não sabia ler nem escrever, mas criticava os ricos e poderosos. Teve uma família numerosa – possivelmente de oito filhos – e ficou viúva cedo. Afinal, quem foi a mãe de Jesus?

Lucília Galha

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus

Tiago pensava que Jesus era louco e só se converteu depois da ressurreição. Não comia carne nem cortava o cabelo. Rezava tanto que os seus joelhos eram duros como os de um camelo. Dois mil anos depois, um tribunal israelita decidiu que um ossário com o seu nome é verdadeiro

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h