Agora como antes. Compreender o presente nas lições do passado
As relações entre a política e a justiça, mais concretamente entre o poder executivo e o Ministério Público, não é de agora que passam por fases conturbadas.
As relações entre a política e a justiça, mais concretamente entre o poder executivo e o Ministério Público, não é de agora que passam por fases conturbadas.
Pedido de afastamento do processo tinha sido formulado pelo Ministério Público, que desconfiava da imparcialidade do magistrado judicial
Três juízas desembargadoras consideraram não existir fundamento para o afastamento do magistrado, indicando que o objetivo do arguido Paulo Lalanda de Castro com o incidente era escolher o juiz de instrução.
Em França, a casa do ministro da Saúde foi alvo de buscas. Mas em Itália e Espanha também há investigações em curso.
Defesa do empresário avançou com um incidente de recusa contra o juiz Carlos Alexandre. Motivo: o magistrado foi aluno de Anastácio Nogueira Lalanda, um severo professor de Mação que entrou em conflito com a sua família
Na década de 1980, vários hemofílicos foram infetados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em hospitais públicos.
Segundo o Ministério Público o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao SNS para seu próprio interesse.
O antigo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, esteve sob escuta telefónica durante 270 dias, quando ainda era um dos suspeitos. Os telefonemas com o primeiro-ministro foram apanhados acidentalmente e acabaram destruídos.
Durante a investigação a Polícia Judiciária e o Ministério Público recolheram inúmeros indícios de concursos públicos para aquisição de plasma que terão sido objeto de crimes de corrupção.
Acusado de ter sido corrompido pela Octapharma e por Lalanda e Castro, o ex-director da ARSLVT falou durante vários dias. A juíza que o prendeu não acreditou nas explicações.
A acusação tem mais de mil páginas e visa o empresário Paulo Lalanda de Casto e o antigo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Luís Cunha Ribeiro, por crimes de corrupção. Há mais sete acusados, sobretudo médicos.
"Chegam-nos relatos de pessoas que são discriminadas por terem hemofilia, por vezes por desconhecimento das próprias empresas do que é ter esta patologia", diz estudo da Associação Portuguesa de Hemofilia.
Infarmed quer promover "maior proximidade" com associações e doentes e incluir nos processos de avaliação "a perspetiva da pessoa com doença, a sua experiência, necessidades e preferências".
O número de dadores de sangue em Portugal tem diminuído nos últimos anos. Mas há quem o faça há mais de 30 anos sem falhar um único ano
As ações da Spark Therapeutics estão a subir mais de 120%, depois de ter sido revelado que a francesa Roche ofereceu 4,8 mil milhões de dólares para a comprar.
Mais de 70% dos cuidadores (pais de crianças com hemofilia até aos 14 anos) sente que a doença condiciona a vida do filho, apontando causas como as limitações físicas impostas pela doença, o receio de uma hemorragia /ou a necessidade de ter o tratamento sempre disponível.