Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

“Aquilo que dizem das empresas dele não me diz nada”

Spinum quem? A empresa é assunto da bolha. O cargo valoriza Montenegro na rua. PM dorme bem e sonha com uma “maioria maior”. Mas se não acontecer assusta com o regresso da Geringonça, ou mais do mesmo com cenários ingovernáveis.

Margarida Davim

O “jovem turco” da Geringonça

Com João Galamba, Duarte Cordeiro e Pedro Delgado Alves, é um que apoiam Costa contra António José Seguro. Mais tarde, é recompensado e chega ao Governo.

Caderno de Significados

O sol de que futuro?

A ignorância do jovem e a consequente fúria do realizador, Moretti a fazer de si próprio, são o simbolismo de um tempo perdido para a esquerda. Perdeu ideias, programa, ação. Tornou-se meramente possibilista. Transformou-se numa bolha de conversa com mera existência mediática, como acontece em Portugal, onde acabou em tragédia bíblica a frágil experiência de união que foi a geringonça.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (31)

Não é correcto afirmar que o "25 de Abril" pertence à Esquerda porque gente de Direita participou activamente nesse golpe militar. Já no que respeita ao "Primeiro 1º de Maio", aí a conversa é outra, mas é curioso notar que, logo nesse dia 1 de maio de 1974, se começaram a manifestar, de forma muito intensa, as profundas divisões entre as esquerdas, que se perpetuam até hoje e que o acordo da geringonça não eliminou.

Margarida Davim

O PCP não está arrependido de ter feito a geringonça

João Oliveira veio à Conferência Nacional recusar que haja motivo para "arrependimento" em relação às "decisões corajosas" tomadas em 2015. E acusa PS de ter alcançado a maioria absoluta através de "chantagem e mistificação". E de encenar a oposição à direita.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.