Da "abstenção violenta" à queda da geringonça: candidatos à esquerda trocam acusações em debate
Catarina Martins e António José Seguro estiveram frente-a-frente em debate para as presidenciais.
Catarina Martins e António José Seguro estiveram frente-a-frente em debate para as presidenciais.
Recuperar a confiança dos eleitores é, segundo o político, o segredo para vencer as eleições e mudar estruturalmente o país.
O seu legado foi durante uns tempos o triângulo habilidade-geringonça-contas certas. Foi. Agora e cada vez mais nos tempos que se avizinham, é a mutti da imigração, que refez o panorama político português em prejuízo do seu próprio campo.
Spinum quem? A empresa é assunto da bolha. O cargo valoriza Montenegro na rua. PM dorme bem e sonha com uma “maioria maior”. Mas se não acontecer assusta com o regresso da Geringonça, ou mais do mesmo com cenários ingovernáveis.
A geringonça veio inaugurar um novo período da política nacional, mais dinâmico e participado. A democracia não se deve cingir ao passar de bola entre dois partidos grandes.
Bloco de Esquerda assume-se como oposição, PCP vai apresentar uma moção de rejeição e Livre quer uma nova 'geringonça'.
Divergências foram poucas - a UE, a cassete da paz de Raimundo contra a defesa da Ucrânia de Tavares, pouco mais - e nenhum parecia querer hostilizar o parceiro. Unidos contra o "voto útil" no PS, acreditam numa nova "geringonça".
Só as "negociatas de Angola" interromperam o normal curso da conversa entre Paulo Raimundo e Mariana Mortágua. Quando elencou as diferenças entre os dois partidos, líder do BE deixou adversário mais aflito.
Não recusa o governo e até tem ideias de pastas. Com o PCP na geringonça, só com “linhas vermelhas” marcadas no acordo (e pede clareza a Pedro Nuno).
Com João Galamba, Duarte Cordeiro e Pedro Delgado Alves, é um que apoiam Costa contra António José Seguro. Mais tarde, é recompensado e chega ao Governo.
Para o líder do PSD, os dois candidatos mais destacados a secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro, "são absolutamente cúmplices deste trajeto".
O líder social-democrata considerou que o "mais fanático defensor" da geringonça chama-se "camarada Pedro e tem uma Cinderela chamada camarada Mortágua".
Sobre uma eventual reconfiguração da geringonça, Pedro Nuno Santos destacou que o PS se vai apresentar a votos sozinho e bater-se "pelo melhor resultado possível", e só fará essa avaliação depois, "consoante o arranjo parlamentar que sair das eleições".
É oficial: o ex-ministro entra na corrida a secretário-geral do PS. Elogia Costa e a geringonça, aponta como bandeiras melhorar salários, habitação e valorização do interior, chama Montenegro de mentiroso em relação a não se aliar ao Chega e deixa indiretas ao oponente José Luís Carneiro.
A ignorância do jovem e a consequente fúria do realizador, Moretti a fazer de si próprio, são o simbolismo de um tempo perdido para a esquerda. Perdeu ideias, programa, ação. Tornou-se meramente possibilista. Transformou-se numa bolha de conversa com mera existência mediática, como acontece em Portugal, onde acabou em tragédia bíblica a frágil experiência de união que foi a geringonça.
Não é correcto afirmar que o "25 de Abril" pertence à Esquerda porque gente de Direita participou activamente nesse golpe militar. Já no que respeita ao "Primeiro 1º de Maio", aí a conversa é outra, mas é curioso notar que, logo nesse dia 1 de maio de 1974, se começaram a manifestar, de forma muito intensa, as profundas divisões entre as esquerdas, que se perpetuam até hoje e que o acordo da geringonça não eliminou.