O défice de transparência da transparência salarial
A transparência salarial visa combater a desigualdade remuneratória entre homens e mulheres.
A transparência salarial visa combater a desigualdade remuneratória entre homens e mulheres.
A típica imagem do doente como um homem idoso está desatualizada. A prevalência da doença é equiparada nos dois géneros, mas o sexo feminino enfrenta maiores desafios. Um relatório internacional chama a atenção para a necessidade de haver diferença no tratamento com base no género.
Associação de Defesa da Liberdade fez pedido formal à provedoria com base na inconstitucionalidade da lei. Provedora fala em "indeterminação dos conceitos" e "obscuridade quanto ao papel do consentimento dos visados" para pedir fiscalização.
Pacientes são maioritariamente raparigas a transacionar para rapazes. Médicos alertam para fenómeno de contágio social em congresso mundial realizado em Lisboa.
A fundadora da Genspect esteve em Lisboa durante o congresso da organização e falou com a SÁBADO. A irlandesa alerta para os riscos da transição de genéro ser feita em jovens que se podem arrepender, como os que apoia na associação.
Com tanta mudança, oxalá os europeus acordem rapidamente do torpor da época estival porque a rentrée política em Bruxelas promete ser tão quente como o verão que agora termina.
Com o aumento de pessoas que mudam de sexo em Portugal, o psiquiatra Carlos Nunes Filipe é um dos que pede maior rigor nos diagnósticos de disforia de género, alertando para o risco da "intervenção médica" criar "situações definitivas, numa situação que pode ser transitória".
Imane Khelif chegou a ser desqualificada de uma competição de boxe por, alegadamente, ter cromossomas XY. O Comité Olímpico considerou esta decisão "arbitrária". ILGA lamenta "polémica sustentada em desinformação e bullying".
18,1% dos jovens inquiridos enviam mensagens de teor sexual a outras pessoas no meio digital, revela estudo da Universidade de Coimbra.
Festas para anunciar o género, registar a gravidez e os momentos do parto ou produções fotográficas do recém-nascido, há todo um universo a que os pais não resistem.
O cenário de menor representatividade das mulheres no parlamento preocupa-me e revela o sinuoso caminho a percorrer na promoção da paridade entre homens e mulheres na vida pública.
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género assinala 46 anos com a caracterização da "situação de mulheres e homens nas diferentes dimensões da vida social", identificando diferenças e apontando desigualdades.
A 24 de outubro de 1975, as mulheres da Islândia fizeram greve e recusaram-se a trabalhar ou a fazer tarefas domésticas durante um dia. Em 2023 o protesto vai repetir-se, com o apoio da primeira-ministra Katrín Jakobsdóttir.
Escreveu artigos sobre escravatura, imigração e sobre tecnologias, mas o tema que mais a motiva é a disparidade salarial entre géneros. No dia 9 de outubro, a economista de 77 anos venceu o Prémio Nobel de Economia.
Dados revelam que, até 2030, será praticamente impossível atingir a meta da ONU relativa à paridade de género.
Do ponto de vista pessoal, vejo uma grande opacidade em relação a salários, uma vez que, homens e mulheres fazem do "quanto ganhas?" uma espécie de tabu que não ajuda ninguém, sobretudo os que, por alguma razão - muitas vezes medo ou incapacidade de negociação - ganham menos.