Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
06 de setembro de 2024 às 07:00

Notas dispersas sobre o verão quente de 2024

Com tanta mudança, oxalá os europeus acordem rapidamente do torpor da época estival porque a rentrée política em Bruxelas promete ser tão quente como o verão que agora termina. 

Visto de Bruxelas, a "silly season" de 2024 teve muito pouco de silly. O verão foi literalmente quente, com acontecimentos inesperados e mudanças potencialmente relevantes para o futuro da União Europeia. O vento soprou em muitas direções: Biden já não é candidato a presidente dos EUA, a Ucrânia invadiu a Rússia, a situação no médio oriente agravou-se, populistas antieuropeus de direita (e esquerda) continuam a somar pontos, e alguns países membros da UE querem convencer-nos de que não têm mulheres competentes para enviar para a Comissão Europeia. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos ricardo borges
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro